A Linha de Saúde Açores (LSA) atendeu quase 10 mil chamadas nos primeiros 20 dias do ano, representando um aumento, em média, de 300 chamadas atendidas, por dia, desde que foram efetuadas alterações na linha no início de janeiro para reforçar a capacidade de resposta.
Entre os dias 1 e 20 de janeiro de 2022, a LSA atendeu 9800 chamadas, um número que ultrapassa já, por exemplo, o total de chamadas atendidas durante todo o mês de dezembro do ano passado, que registou 7426 chamadas atendidas. O máximo de chamadas atendidas num só dia, desde o início deste mês, foi de 783, prevendo-se que se atinja, até ao final de janeiro, o maior número do total de chamadas atendidas pela LSA desde o início da pandemia.
Este aumento da capacidade de resposta deve-se às alterações efetuadas recentemente pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros, em conjunto com a Direção Regional da Saúde, que permitiram agilizar e tratar de forma mais célere as situações dos utentes que contactam a LSA por autoteste positivo à covid-19.
Com o objetivo de aumentar a eficiência do atendimento das chamadas, foi também modificada e melhorada a gravação automática apresentada aos utentes quando estes ligam para a LSA.
Desde a última semana, foi possível aumentar o atendimento da Linha Saúde Açores recorrendo ao reforço, em média, de cerca de 60% de enfermeiros por turno. Estão ainda a ser revistos outros procedimentos internos, com o intuito de melhorar a resposta do serviço.
A Linha de Saúde Açores é um serviço de apoio a questões de saúde, acessível 24 horas por dia, sete dias por semana, através do número 808 24 60 24. Os cidadãos deverão recorrer à LSA apenas em caso de necessidade. Para o esclarecimento de dúvidas genéricas ou informações sobre a covid-19, pode ser consultado o portal www.covid.azores.gov.pt. Em caso de questões não médicas, deve ser contactada a linha 800 500 501.
SRPCBA/RÁDIOILHÉU