REGIONAL

ATUALIDADE | LAVADIAS é o novo festival de cinema ao ar livre na ilha do Pico

179views

O Jardim da Baleia, nas Lajes do Pico, vai ser a nova sala de cinema ao ar livre – uma moda que tem vindo a evoluir cada vez mais nos últimos anos em Portugal.

Para a MiratecArts, a associação programadora desta mostra, cinema ao ar livre não é novidade, pois tem o vindo a fazer desde 2014 em várias localidades. Este projeto sim, é único, porque durante três dias, debaixo das estrelas do sul da ilha montanha, o tema dos oceanos, mares, as águas que nos rodeiam, aqui apresentam-se através de filmes de longa metragem de ficção, animação, documentário, curtas e vídeos do mundo.

Dias 3, 4 e 5 de agosto no LAVADIAS, as audiências são bem vindas com suas mantas e colchas ao centro da vila baleeira para as sessões às 21h30, com entrada livre.

A grande aventura “Terra Nova” de Artur Ribeiro encerra o festival na sexta-feira, enquanto a noite de quinta-feira é dedicada a toda a família, com a estreia nos Açores do grande filme de animação, conseguido na sua totalidade pelo realizador da Letónia, Gints Zilbalodis, “Away – A Viagem”.

A mostra abre na quarta-feira com a longa-metragem de Margarida Gil, “Mar”, trabalho que fez com que a atriz Maria de Medeiros voltasse ao grande ecrã. “Mar” reflete o mundo de hoje. Um mundo em que a Europa se encontra à deriva. O filme percorre uma viagem, a grande Odisseia mítica dos Portugueses do séc. XVI refeita por Francisca, uma mulher do nosso tempo, que atravessa o mar à procura do filho e à procura de si. Nenhum saudosismo de antigas grandezas, antes a visão de um mundo igualmente em mudança.

Além das grandes obras, LAVADIAS apresenta cinco curtas, assim mostrando pontos de vista diferentes dos mares deste planeta.

Segundo a presidente da autarquia das Lajes, Ana Brum, este programa faz parte de “uma criação de sinergias entre duas instituições que pretendem fomentar o desenvolvimento cultural, recreativo, artístico e social do nosso concelho”. Sendo assim, o programa da MiratecArts, apresentado pela Câmara Municipal das Lajes do Pico, no Jardim da Baleia, vê a estreia de “mais um projeto que tem muito mar a percorrer e espero ter a chance de desenvolver LAVADIAS cada vez mais nos próximos anos”, adiciona o diretor artístico da MiratecArts, Terry Costa.

O nome LAVADIAS vem da enciclopédia açoriana, sendo adaptada de levadia, ondas gigantes e a espuma que deixam. 

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.