Decorreu a 23 e 24 de outubro, no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Mealhada, a 1.ª Liga da Federação Nacional de Karaté – Portugal.
A Associação de Karaté dos Açores esteve representada por uma comitiva de 14 elementos, sendo dez competidores (Afonso Costa, Rodrigo Barbosa, João Pereira, Beatriz Ávila e Gonçalo Martins – Clube de Karaté-do Shotokan de Angra do Heroísmo; Nuno Mendonça e Bernardo Amaral – Clube de Karaté Shotokan da Povoação; e Afonso Medeiros, Matilde Medeiros e Inês Couto – Clube de Karaté Shotokan de Rabo de Peixe) e quatro treinadores (João Castro, Miguel Farto, Vítor Pereira e Nelson Rego).
O encontro foi marcado pelo elevado nível competitivo, no qual só participaram os melhores karatecas nacionais, mas, acima de tudo, pela junção de categorias de peso e sistema de disputa (todos contra todos).
Metade do grupo de atletas açorianos (Afonso Costa, Rodrigo Barbosa, João Pereira, Gonçalo Martins e Bernardo Amaral) conseguiu ultrapassar a fase de qualificação na disciplina de kumite (combate) e disputar o apuramento para as medalhas mas não alcançou o pódio. Na disciplina de kata (forma) apenas um elemento (Beatriz Ávila) passou a fase de qualificação.
Segundo o diretor técnico da Associação de Karaté dos Açores, João Guiod Castro, os resultados, neste tipo de competição, foram os esperados, valorizando o aspeto de uma “rodagem fantástica” para a comitiva azul e branca, pelo número de jogos executados tanto em kata como em kumite.
AKA/RÁDIOILHÉU