ÚLTIMAS

ATUALIDADE | José Manuel Bolieiro valoriza capacidade de criação de riqueza através da agricultura

| Fotos: MM
424views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, valorizou ontem a agricultura como elemento de criação de riqueza, advogando uma “justa e solidária” relação entre “produção, transformação e comercialização”.

“Temos hoje o orgulho de não só sermos bons, como sermos dos melhores na qualidade do nosso produto agroalimentar. Isto é para estimular, elevar a nossa autoestima”, declarou o Presidente do Governo.

José Manuel Bolieiro falava na cerimónia comemorativa do 35.º aniversário da IROA (Instituto Regional de Ordenamento Agrário), que teve lugar esta manhã, no Pavilhão da Associação Agrícola de São Miguel.

O governante lembrou o percurso dos Açores de “autonomia e autossuficiência alimentar”, e “a agricultura no seu todo” tem demonstrado “excelência”.

O que ainda falta, reconhece, é a “capacidade” de se gerar “valor acrescentado ao reconhecimento real da excelência” do produto Açoriano, “assegurando o justo preço do rendimento dos produtores e de toda a cadeia de valor”.

“É este o desafio que temos pela frente. E com sentido de justiça”, vincou ainda José Manuel Bolieiro.

A política, nos seus mais diferentes aspetos e por via dos seus diversos atores e poderes, não pode descurar “uma perspetiva de desoneração dos custos de contexto” aos empresários e empreendedores, acrescentou também o Presidente do Governo.

GA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.