ATUALIDADE | José Manuel Bolieiro sublinha excelência e espírito de sacrifício dos profissionais de saúde nos 25 anos do HDES
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, acompanhado pela Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, marcou hoje presença na sessão comemorativa do 25.º aniversário do Hospital Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada.
O líder do Executivo açoriano expressou profunda gratidão a todos os profissionais de saúde que, ao longo dos últimos 25 anos, têm contribuído para a excelência e a relevância do HDES no panorama regional e nacional.
“Quero agradecer a todos os que, ao longo da sua vida, deram de si, sem pensar em si, ao serviço dos outros”, destacou o Presidente do Governo, sublinhando tratar-se de um reconhecimento em nome de todo o povo açoriano e dos utentes do hospital.
A cerimónia, que contou com um momento musical proporcionado pelo Conservatório Regional de Ponta Delgada, prestou homenagem a 15 trabalhadores com mais anos de serviço no HDES.
Foram ainda partilhados testemunhos de profissionais de saúde, que revelaram as suas experiências e a evolução ao longo dos anos nesta unidade hospitalar.
José Manuel Bolieiro aproveitou a ocasião para destacar o papel do atual Conselho de Administração do HDES, liderado por Paula Macedo, que, segundo o próprio, “assegura uma liderança agregadora e um nível de confiança essencial para os desafios presentes e futuros”.
Esta nova liderança, afirmou, “abre caminho para um ciclo de maior modernização e eficiência”.
O governante realçou também as soluções estratégicas que têm sido desenvolvidas para o HDES, com especial enfoque na criação da estrutura modular, desenhada com rigor técnico e científico, para responder às necessidades imediatas, tendo em conta o incêndio registado no passado dia 4 de maio.
Apesar de ser uma solução transitória, o Presidente do Governo dos Açores destacou que esta abordagem “tem características de uma nova estrutura hospitalar” e reflete a aposta na segurança, qualidade e inovação tecnológica.
“Não vamos regressar ao antigo edifício por pressa ou precipitação, mas sim com a garantia de segurança para os profissionais e utentes”, reforçou, assegurando que a normalidade será retomada com os mais elevados padrões de segurança.
O Presidente do Governo dos Açores destacou ainda que o investimento previsto não se limitará a infraestruturas, mas será largamente canalizado para a aquisição de equipamentos tecnologicamente avançados, capazes de dotar o hospital com os mais elevados padrões de qualidade e eficiência clínica.
No encerramento da sua intervenção, José Manuel Bolieiro reiterou a sua confiança nos profissionais de saúde da Região e no HDES, deixando um compromisso firme com o futuro: “Eu, enquanto Presidente do Governo, estou bem entregue nas mãos dos nossos profissionais de saúde. Espero estar à vossa altura nas decisões que já tomámos e nas que ainda iremos tomar”.
Com 25 anos de história, o HDES mantém-se como uma referência incontornável na prestação de cuidados de saúde, afirmando-se como uma instituição essencial para os Açores e de grande relevância no contexto nacional.
GRA/RÁDIOILHÉU