
José Macedo Rodrigues Bernardo encabeça a lista do CHEGA Açores à Assembleia da República, nas eleições legislativas antecipadas de 18 de Maio, que já foi apresentada à estrutura nacional do partido.
Para o Presidente do CHEGA Açores, José Pacheco, “trata-se de uma escolha consciente, de um quadro do CHEGA que tem provas dadas, tanto a nível pessoal como a nível profissional, e que sempre esteve ligado ao sector agrícola que é um dos principais pilares da economia Açoriana”.
José Pacheco entende que a eleição de José Bernardo será uma mais-valia na Assembleia da República, já que “a experiência que tem em várias áreas profissionais e da sociedade, serão fundamentais para demonstrar uma realidade dos Açores que, por vezes, se desconhece na República”.
José Bernardo é natural de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, tendo partido para Angola aos 8 anos, onde iniciou a sua formação académica, completando o Curso Geral do Comércio e, posteriormente, o Curso de Engenheiro Técnico Agrário, tendo, em 1974, completado o curso de topógrafo.
Em 1975, mudou-se para a África do Sul, onde estudou e trabalhou como Engenheiro Topógrafo, até 1979, altura em que regressou aos Açores, onde iniciou a sua carreira na função pública, implementando o Serviço de Classificação de Leite na Região, onde assumiu o cargo de Director de Serviço. Fundou, com um grupo de jovens agricultores, a Associação dos Jovens Agricultores Terceirenses, tendo sido o seu primeiro Presidente.
Em 1995 concluiu, na Universidade dos Açores, a licenciatura em Engenharia Agrícola.
Em 2003 regressou a Angola, para construir uma fábrica de sumos e refrigerantes, onde foi o primeiro Director-Geral da unidade fabril, e dois anos depois volta aos Açores onde implementou, no Serviço de Classificação de Leite, o sistema de tele-colheita de amostras de leite, que ainda hoje se mantém.
Criou, em 2010, a Associação de Produtores Açoreanos de Café, tendo sido o seu Presidente até 2015. Depois da reforma, em 2016, fundou o empreendimento turístico “Banana Eco Camp”, tendo lançado em 2020 o projecto de café de alta qualidade com a marca “Coffee-cabana”, tornando-se, actualmente, o maior produtor de café biológico dos Açores.
José Bernardo ocupa actualmente o cargo de Presidente da Mesa do CHEGA Açores e é Conselheiro Nacional.
CHEGA/AÇORES/RÁDIOILHÉU