ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Habitação é “pedra basilar” de objetivo político de integração e felicidade das comunidades, realça José Manuel Bolieiro

© Governo dos Açores | Foto: MM
297views

O Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, sublinhou hoje que o projeto político da atual governação tem a habitação como “pedra basilar” de integração e promoção de cidadania.

O “sucesso” na empregabilidade e na educação são mais-valias que uma habitação condigna consigo transporta, defendeu o Presidente do Governo, após, em conjunto com o Vice-Presidente, Artur Lima, ter marcado presença na cerimónia de outorga do contrato da empreitada de execução das infraestruturas do Loteamento de Santa Clara, no concelho de Ponta Delgada.

Apesar de a componente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) dedicada à habitação nos Açores ter um valor “escassíssimo”, planeado pela anterior governação da região, é possível com “inteligência estratégica, de gestão e otimização de recursos” procurar convergências, nomeadamente com o poder local, para garantir “mais e melhor oferta de habitação”.

O poder local é, em democracia, “quem mais representa a ligação de proximidade entre o cidadão e o decisor político”, e, “em progresso”, acredita José Manuel Bolieiro, é possível desenhar um aumento da habitação nos Açores “com preços compatíveis com o rendimento das famílias” ou com apoio de uma verdadeira assistência social, que garanta às pessoas o direito à habitação.

Na sessão de hoje, José Manuel Bolieiro deixou ainda palavras de confiança aos trabalhadores da administração regional autónoma na área social e de habitação, reiterando o “modelo político e doutrinário” do atual Governo dos Açores de uma “verdadeira inclusão social, de promoção da pessoa e da família”.

A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores adjudicou a empreitada de execução das infraestruturas do Loteamento de Santa Clara, no concelho de Ponta Delgada, à firma Albano Vieira S.A., pelo valor de €464.406,01.

Os trabalhos a executar referem-se à realização da rede viária, rede de abastecimento de água, rede de drenagem de águas pluviais e residuais, rede elétrica de iluminação pública e telecomunicações.

A empreitada tem um prazo de execução de 180 dias e irá proporcionar as condições necessárias para a construção de 22 novas moradias na freguesia de Santa Clara.

Está salvaguardado o cumprimento dos objetivos ao nível do comportamento energético que decorrem do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A Vice-Presidência do Governo Regional com este investimento visa aumentar a oferta pública de habitação, quer em regime de arrendamento acessível, quer sob a forma de arrendamento com opção de compra, num claro combate ao aumento dos custos com a habitação por parte das famílias açorianas.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.