A Secretaria Regional da Saúde e Desporto, através da Direção Regional do Desporto, promove a XXIV edição dos “Jogos das Ilhas – Baleares 2022”, organizados pelo COJI (Comité d’organisation des Jeux des Iles), a qual decorrerá de 24 a 29 de maio de 2022 em Cálvia, nas Baleares, e cuja participação dos Açores integra as ilhas Pico, São Miguel, Terceira, São Jorge e Faial.
Os “Jogos das Ilhas” têm como objetivo principal a criação de um espírito de cidadania europeia, no contexto do ideal olímpico, que permita transmitir às camadas mais jovens, através do Desporto, uma mensagem desportiva fundamentada no ‘fair play’ e no respeito pelo seu semelhante, possibilitando ao mesmo tempo o encontro entre jovens de origens diferentes, mas com a insularidade como ponto comum.
A abrangência dos “Jogos das Ilhas” vai muito além da vertente da participação competitiva, tendo sido ao longo dos anos um verdadeiro um fator de promoção do espírito de cidadania europeia, potenciador da abertura para o mundo pela possibilidade que os jovens têm de conhecer e vivenciar outras realidades.
Na prática, os “Jogos das Ilhas” realizam-se de acordo com as regras internacionais, em geral, e destinam-se aos jovens cuja situação desportiva tenha enquadramento das respetivas federações desportivas nacionais.
Assim, a Região Autónoma dos Açores, que participa entre as ilhas/regiões Baleares, Maiorca, Menorca, Ibiza (Elvissa), Canárias, Córsega, Ísquia (Ischia), Guiana Francesa, Madeira, Malta, Martinica e Sicília, levará uma comitiva constituída no total por uma centena de elementos, dos quais 77 atletas.
No que concerne às modalidades, os Açores competirão em oito das 13 que fazem parte integrante do quadro oficial dos “Jogos das Ilhas – Baleares 2022”, a saber: Atletismo, Futebol, Judo, Karaté, Natação, Ténis de Campo, Ténis de Mesa e Vela.
Para o quadro completo da edição de 2022 dos “Jogos das Ilhas – Baleares 2022” acrescenta-se as modalidades de Andebol, Basquetebol, Ginástica Artística, Triatlo e Voleibol.
Refira-se que os Açores aderiram a este projeto em 1998, com participação regular desde então, à exceção do ano de 2013, ficando a seu cargo a organização das edições de 2003 (Terceira e São Miguel), 2010 (São Miguel) e 2015 (Terceira).
GRA/RÁDIOILHÉU