ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Governo dos Açores vai concretizar política de juventude transversal, garante José Manuel Bolieiro

| Foto: MM
767views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, fechou hoje, na Assembleia Legislativa Regional, a discussão em torno do Programa do XIV Governo com uma mensagem dirigida aos jovens, sem nunca esquecer, todavia, “a solidariedade para com as gerações mais velhas”.

“O XIV Governo dos Açores vai concretizar uma política de juventude transversal e enquadradora de ações que visam melhor capacitar um maior número de jovens açorianos e fixar mais jovens nas diversas ilhas dos Açores. Vamos agir para que se reduzam as incertezas que recaem sobre o futuro dos jovens, nas diferentes fases da sua juventude, ajudando-os no desenvolvimento da sua capacitação para se enquadrarem, com sucesso, na sociedade e na economia dos Açores, enfrentarem os seus desafios profissionais com distinção e estabelecerem-se como cidadãos participativos e exigentes”, garantiu.

E prosseguiu: “A globalização, as alterações climáticas, as mudanças tecnológicas, as tendências demográficas e socioeconómicas, o populismo, a discriminação e a exclusão social tornam complexo este desafio, mas cá estamos pelos jovens, com os jovens e em nome do nosso futuro coletivo”.

Os Açores, advoga José Manuel Bolieiro, “não podem dar-se ao luxo de desperdiçar o talento dos jovens por, ao invés de envolvê-los, excluí-los”.

O governante lembrou que, de acordo com os Censos mais recentes, a Região perdeu “muitos ativos” na sua demografia muitos ativos.

“O Governo quer assegurar para os jovens modelos de apoio e participação suscetíveis de aproveitar o seu potencial participativo. O envolvimento e a capacitação dos jovens são, assim, dois dos mais relevantes meios de que a política de juventude do XIV Governo dos Açores usará, para procurar que os jovens açorianos se identifiquem cada vez mais com os nossos valores predominantes da Democracia, da Autonomia e da Açorianidade”, destacou.

Será uma missão do Governo dos Açores criar condições “que permitam aos jovens desenvolver as suas potencialidades em todas as geografias” da Região, “isto é, em cada ilha”.

E asseverou: “asseguraremos equidade no acesso à educação de elevada qualidade para todos os jovens, com acesso facilitado ao ensino superior e também à qualificação profissional. Garantiremos o acesso ao mercado de trabalho com oportunidades que levem a empregos de qualidade para todos os jovens. Asseguraremos o pagamento de duas passagens aéreas gratuitas por ano para os jovens açorianos que estejam a estudar fora da sua ilha de residência. Criaremos o pacote «Mais Jovem», concebendo um sistema em que os estudantes matriculados no ensino superior no exterior apenas pagarão o valor estipulado pela viagem, de ida e volta, sem necessidade de solicitar reembolsos posteriores”.

Ademais, avançarão medidas de fixação dos jovens açorianos que passam pela devolução do pagamento das propinas e do IRS para todos os jovens que se comprometam a desenvolver a sua atividade profissional nos Açores, até aos 30 anos de idade.

“Criaremos uma bolsa profissional que facilite o recrutamento dos jovens, por parte das entidades empregadoras, com eventual cofinanciamento comunitário. Considerando a importância da literacia, vamos premiar os jovens que completem 18 anos de idade, com um cheque-aniversário no valor de 100 euros para aquisição de livros, potenciando o hábito da leitura de livros físicos conjugada com o digital. Sendo objetivo do XIV Governo dos Açores, continuar a política de habitação do XIII do Governo, vamos colocar no mercado, na década que agora se inicia, 2.000 habitações a preços acessíveis, compreendendo novas construções, reabilitações, cedência de lotes infraestruturados e apoio às cooperativas de habitação”, prosseguiu.

A intervenção do governante antecedeu a votação do Programa do Governo, que foi hoje viabilizado na Assembleia com os votos favoráveis da coligação e a abstenção de Chega, IL e PAN.

O Programa do XIV Governo dos Açores, agora aprovado, representa “uma orientação estratégica e de trabalho” a favor de “quem mais precisa” – “mas também a favor de quem, com ambição, quer desenvolver-se e crescer”.

“O Programa do XIV Governo não é um detalhe ou uma lista de pormenores. É uma referência estratégica. De uma estratégia para o futuro e com futuro. De uma estratégia para proteger os mais frágeis e que precisam de ser valorizados. De uma estratégia que dá esperança aos jovens e a todos os açorianos. Porque dá espaço ao seu espírito de iniciativa. Porque promove a solidariedade entre iguais e desiguais. Porque defende a sustentabilidade e o ambiente. Porque incentiva a criação de riqueza como via mais eficaz para debelar a pobreza. Porque valoriza e promove a Açorianidade que nos afirma no mundo”, sublinhou José Manuel Bolieiro

Com a entrada em plenitude de funções do XIV Governo dos Açores, o Presidente do Governo garante que prosseguirá negociações de viabilização dos principais instrumentos de concretização da governação “desde logo, e prioritariamente, com quem viabilizou o Programa do Governo”.

E rematou: “Quem votou contra, deseja a instabilidade, colocou-se do lado do problema e não do lado das soluções, onde nós estamos. Essa marca fica inscrita já nesta sessão do Parlamento e com a votação de cada um”.

Nota relacionada: Intervenção do Presidente do Governo

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.