ATUALIDADE | Governo dos Açores investiu em 2023 mais de 1,5 milhões de euros em passes sociais
O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, investiu em 2023, nas cinco modalidades dos passes sociais existentes no transporte terrestre coletivo de passageiros, uma verba global de €1.507.850,50, ou seja, mais €921.269,43 do que em 2022, representando um aumento de 61%.
Dados disponibilizados pela Direção Regional da Mobilidade indicam que em 2023 se venderam 29.253 passes sociais, distribuídos pelas cinco modalidades existentes (“Passe 30 dias”; “Passe Desempregado”; “Passe 3.ª Idade”; “Passe Antigo Combatente”; “PasseGratuito”). Em termos comparativos face a 2022, regista-se um aumento de 9.127 passes vendidos, ou seja, mais 31%.
Este crescimento deveu-se em grande medida à introdução do passe social gratuito, conforme estabelecido na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Foi na ilha de São Miguel que se registou o maior número de passes sociais vendidos (24.642), o que equivale a 85% do total da Região.
No que concerne às carreiras noturnas em São Miguel, para os circuitos de Ponta Delgada/Capelas, PontaDelgada/Lagoa/Vila Franca do Campo, Ponta Delgada/Ribeira Grande e Ponta Delgada/Arrifes/Relva, foram servidos 33.016 passageiros, o que perfez uma média de 90,35 passageiros por dia. Verificou-se, assim, um aumento na ordem dos 12%, ou seja, mais 3.536 passageiros do que em 2022, onde foram transportados 29.480 passageiros.
Em 2023, nestas carreiras, a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas investiu €698.610, mais €635.100 do que no ano anterior, o que representa um crescimento de 9%.
Nas carreiras de fim de semana nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, Pico e Graciosa, foram transportados 197.527 passageiros, o que representa um investimento de €1.125.942,40 por parte da Região.
No agregado de todas as modalidades, o investimento total da Região no transporte terrestre coletivo de passageiros foi de €3.332.402,90, significando um acréscimo de 23% face a 2022, ano em que se investiu €2.579.938,93.
GRA/RÁDIOILHÉU