REGIONAL

ATUALIDADE | Governo dos Açores deu exemplo por antecipação no combate à inflação com redução de impostos, lembra José Manuel Bolieiro

| Fotos: MM
211views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, lembrou na segunda-feira que o Executivo deu o “exemplo por antecipação” face ao atual contexto inflacionista quando, por via da descida dos impostos, garantiu o aumento da liquidez de famílias e empresas açorianas.

“Nos Açores, além de termos uma economia com inflação mais baixa [do que no continente português], demos contributos por prevenção e sentido estratégico”, lembrou o governante, antes de se manifestar “sensível” e disponível para estudar, em concertação social, os impactos da inflação, nomeadamente nas famílias mais desfavorecidas.

José Manuel Bolieiro falava no Nordeste, na sessão comemorativa do 508.º aniversário do município micaelense, encontro que teve como orador convidado o antigo Vice-Primeiro-Ministro Paulo Portas.

O Presidente do Governo suscitou já a convocação do Conselho Permanente de Concertação Social do Conselho Económico e Social dos Açores (CESA), reunião que terá lugar em Ponta Delgada na próxima segunda-feira, dia 25 de julho.

José Manuel Bolieiro criticou ainda a “negligente observação” de alguma oposição partidária, que “votou contra a descida dos impostos” na região implementada pelo Governo dos Açores.

“Este Governo não anda atrás dos problemas, equaciona políticas estratégicas para defender a economia e a rendibilidade líquida das famílias e empresas. (…) Eles [oposição] votaram contra a descida dos impostos, e nós antecipámos o objetivo de ganhar mais liquidez no rendimento das pessoas e empresas”, concretizou o governante.

No aniversário do Nordeste, José Manuel Bolieiro lembrou a “referência de desenvolvimento sustentável” deste município, destacando, entre outros elementos, a capacidade e o potencial turístico do mesmo.

Os autarcas, sejam de município ou freguesia, foram também destacados pelo Presidente do Governo, que saudou todos os presentes na cerimónia e lembrou o seu papel decisivo em prol do “desenvolvimento dos seus territórios”.

José Manuel Bolieiro deixou ainda palavras de enaltecimento a Paulo Portas, lembrando que este “autonomista convicto” será “sempre bem-vindo” aos Açores, sendo o seu “pensamento” e o seu papel de “líder de opinião” determinante para “fazer a pedagogia nacional contra os centralistas de visão curta”.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.