ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Governo dos Açores apresenta solução inovadora para a conceção, construção e concessão da Fábrica do Álcool da Lagoa

| Foto: SRFPAP
87views

A Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública e a Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitetos apresentaram na quarta-feira, na Lagoa, a proposta orientadora para a intervenção e requalificação da Fábrica do Álcool, resultado de um processo de planeamento participado, desenvolvido com o envolvimento da comunidade e de diversas entidades técnicas e científicas.

Durante a sessão, o Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, destacou o envolvimento da comunidade, da comissão técnica e demais especialistas e investigadores.

“As minhas primeiras palavras são de profundo agradecimento pela forma comprometida e profissional como este processo se desenvolveu”, afirmou.

A proposta apresentada incorpora contributos recolhidos em visitas, debates públicos e momentos de auscultação, bem como os trabalhos da Comissão que acompanhou todo o processo.

Duarte Freitas realçou que o documento “acomoda as principais preocupações e objetivos expressos, preservando a memória, reforçando a identidade e projetando a refuncionalidade do espaço”.

E sublinhou: ”A Fábrica do Álcool foi e é um marco icónico e será agora tudo aquilo que queiramos que seja”.

Com esta etapa concluída, o Governo Regional avançará para os trabalhos preparatórios de um procedimento concursal que integrará conceção, construção e concessão do novo complexo.

“Este será um procedimento ambicioso e pioneiro na Região”, afirmou Duarte Freitas, garantindo que o objetivo é criar “um espaço renovado, vivo, útil e uma alavanca de desenvolvimento para a Lagoa, para São Miguel e para a Região”.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.