REGIONAL

ATUALIDADE | Gabinete de Prevenção da Corrupção e da Transparência vai atuar junto dos jovens em prol de uma “consciência pela ética”, frisa José Manuel Bolieiro

© Governo dos Açores | Foto: MM
110views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou hoje que o Gabinete de Prevenção da Corrupção e da Transparência vai visitar escolas da região para “falar sobre a transparência, a integridade e a ética na sociedade” de modo a que os jovens, “futuros decisores”, ganhem já uma “consciência pela ética”.

“Garantir pedagogia, sentido de responsabilidade, compromisso com o fazer e o querer. Queremos criar esta consciência pela ética, integridade e transparência”, frisou o governante.

José Manuel Bolieiro falava no Nonagon, na Lagoa, no encerramento da II Conferência sobre a Prevenção da Corrupção e a Transparência.

Para o Presidente do Governo, a forte adesão da conferência, com várias centenas de inscritos presenciais e ‘online’, atesta não só o “brilhantismo dos palestrantes”, mas a atenção que é dada a uma “temática tão sensível e atual”.

Importa, diz José Manuel Bolieiro, haver eventos que “potenciem” valores na sociedade como a “consciência para a ética ou a literacia para a integridade”.

Na ocasião, o governante lembrou que os Açores têm características próprias, a nível por exemplo da economia, “que não podem ser ignoradas e devem ser compreendidas”, nomeadamente em matéria de contratação pública.

“Creio que é fundamental termos no país um quadro normativo blindado à dúvida é multiplicidade interpretativa”, sublinhou.

“É preciso considerar, com critérios objetivos, a dimensão do mercado como é o Corvo, como é Lisboa ou como pode ser o de Paris”, sinalizou, a jeito de exemplo, antes de defender a importância da transição digital como mecanismo de apoio para que os cidadãos escrutinem com transparência os processos da administração pública regional.

Gabinete de Prevenção da Corrupção e da Transparência tem como missão a prevenção e combate à corrupção na administração direta e indireta da Região Autónoma dos Açores, através do desenvolvimento de estratégias adequadas para a prevenção da corrupção e de reforço da transparência.

“Esta conferência não é caso único nem último”, sublinhou José Manuel Bolieiro a propósito do evento de hoje, lembrando que o Gabinete tem também, entre outras missões, de apresentar informação regular ao Parlamento açoriano.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.