ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Fotografia de Pedro Silva leva Açores a Nova Iorque

407views

O programa internacional da MiratecArts chegou a Times Square, onde a instalação “Azores in NYC” foi apresentada este fim de semana. Nove fotografias de Pedro Silva, representando cada uma das ilhas dos Açores, foram destacadas no ´centro do mundo´. 

Pedro Silva recebeu o prémio dos X anos de MiratecArts, como um dos maiores colaboradores da associação cultural, com sede na ilha do Pico. O prémio atribuiu uma viagem a um dos lugares mais desejados do mundo na lista do fotógrafo, Nova Iorque. Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts, planeou que a viagem coincidisse com uma apresentação pública do seu trabalho e foi assim que surgiu a ideia de mostrar fotografia dos Açores no local mais visitado da América do Norte. “Times Square nunca dorme”, admite Terry Costa, “por isso planeamos uma intervenção guerrilha, em que os visitantes fazem parte da instalação, além de um momento especial com o fotógrafo e suas obras.” Em estilo de performance, as fotografias, aqui apresentadas em formato bandeira, foram expostas com molas de madeira, como num estendal de roupa ainda muito visto pelas ilhas dos Açores. 

“Inesquecível – uma oportunidade única,” diz o fotógrafo da experiência. “Esta é uma cidade cobiçada por todos os fotógrafos pela sua diversidade permitir fotografias diferentes, e isso estou aproveitando nesta minha primeira visita a Nova Iorque.” As fotos de Pedro Silva já foram publicadas em livros, revistas, incluindo National Geographic e Forbes Magazine, e apresentadas em exposições. Prémios de fotografia incluem vencedor de concursos Quercus, Huawei, Parques Naturais dos Açores e do Montanha Pico Festival, entre outros. Com MiratecArts participou em festivais, expedições e exposições que já o levaram a várias ilhas dos Açores, ao Canadá, e ao World Bodypainting Festival na Áustria, onde trouxe para Portugal o terceiro lugar de melhor fotografia de pintura corporal. 

Pedro Silva faz parte da rede de artistas colaboradores da MiratecArts, aberta a todos os talentos artísticos das ilhas que se registam em miratecarts.com e  participam fazendo propostas à associação cultural. O programa internacional da MiratecArts tem apoio da Direção Regional do Turismo, Governo dos Açores, e após os eventos no Canadá e EUA continua pela Europa com participação na Bolsa de Turismo de Lisboa e na Feira do Livro Infantil de Bolonha.

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.