ATUALIDADE | “Festa.Fúria.Femina. – Obras da Coleção FLAD” no Arquipélago a partir de 20 de maio
O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas (ACAC), em coprodução com a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD), promove, no dia 20 de maio, pelas 17h00, a inauguração da exposição “Festa.Fúria.Femina. – Obras da Coleção FLAD”.
A exposição, que estará patente até dia 04 de setembro, reúne 146 obras selecionadas pelos curadores António Pinto Ribeiro e Sandra Vieira Jürgens, apresentadas pela primeira vez nos Açores.
O projeto parte do vasto acervo, iniciado em 1986, constituído maioritariamente por desenho e que integra igualmente pintura, fotografia e escultura. São obras que estabelecem diálogos e tensões, convocando enquadramentos sócio históricos diversos e que representam a cena artística portuguesa desde a década de 1980, assim como uma geração de artistas que preza a interdisciplinaridade.
Na exposição figurarão 25 obras recentemente adquiridas pela FLAD, que integram a sua Coleção de Arte Contemporânea.
Os três eixos que dão nome a esta exposição evocam a dimensão de performatividade nas artes contemporâneas e destacam a sua dimensão feminina.
O serviço de mediação do Arquipélago programou visitas-guiadas e visitas-oficina para alunos de todos os ciclos de ensino de São Miguel, workshops de desenho com artistas de renome, aulas abertas com os curadores da exposição, e ainda uma na escola de verão para alunos do ensino secundário e ensino superior, tendo sido criadas, bolsas para alunos oriundos de outras ilhas.
GRA/RÁDIOILHÉU