ATUALIDADE | Federação de Bombeiros da Região Autónoma dos Açores congratula Parlamento pela aprovação do Modelo de Financiamento das Associações
A Federação de Bombeiros da Região Autónoma dos Açores torna pública a sua satisfação pela aprovação do Modelo de Financiamento da Associação Humanitárias de Bombeiros Voluntários dos Açores, aprovado em sede plenário da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, no dia 15 de janeiro.
O documento agora aprovado e da iniciativa do Governo Regional dos Açores vem corrigir uma lacuna no setor da proteção da população e que não tinha qualquer tipo de ressarcimento às Associações, estando os custos à total responsabilidade das mesmas.
Este documento merece a nossa concordância e apoio, após algumas alterações inseridas por um conjunto vasto de partidos e que no nosso entender vieram melhorar e clarificar ainda mais o documento.
Queremos também clarificar, para que não restem dúvidas públicas que, todas as Associações contam com as suas contas de gerência devidamente auditadas e certificadas por técnicos oficiais de contas, sendo as mesmas debatidas em Assembleias-Gerais das Associações e aprovadas nesses órgãos, sendo depois os seus relatórios enviados ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, aliás como já o define a Lei. Incluir um Revisor Oficial de Contas, a contratar pela Federação de Bombeiros da Região Autónoma dos Açores, para elaboração de um relatório único das contas das Associações será mais um elemento de transparência e que a nós não nos desconforta, pelo contrário só garantirá ainda mais a transparência que todas Direções têm tido.
Espera-se com este diploma que algumas das dificuldades que as Associações têm tido, sejam supridas.
Registamos também o alerta feito no Parlamento dos Açores sobre dificuldades em angariar elementos para órgãos sociais. Acompanhamos o alerta feito e apelamos para que se elabore o Estatuto do Dirigente Associativo e assim darmos a oportunidade de reverter esse caminho.
O Governo Regional dos Açores com este diploma está também a dar um sinal ao poder local. Ao assumir uma parte dos custos do socorro à população, a Região está também a auxiliar os concelhos dos Açores contudo, entendemos que os Municípios da Região Autónoma dos Açores devem também participar neste modelo.
Alguns Município açorianos já contemplam apoios às suas Associações mas alertamos que, esses valores têm vindo a desfasar-se da realidade, com o aumento dos custos de vencimentos, matérias primas, impostos e inflação é fundamental que as Câmara Municipais reforcem as verbas às suas Associações e que se inicie um processo de trabalho para que possam elaborar um Modelo de Financiamento para as Associações e assim serem lideres no nosso País nesta matéria.
Hoje é um dia Feliz para o setor, num caminho que agora se percorre e que se quer produtivo.
A Federação de Bombeiros da Região Autónoma dos Açores será sempre um parceiro para o desenvolvimento harmonioso da Proteção Civil nos Açores, é assim nesta matéria como tem sido em outras que entretanto já estão em vigor.
FBRAA/RÁDIOILHÉU