ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Federação de Bombeiros da Região Autónoma dos Açores aconselha prudência na realização de Queimadas

510views

A Federação de Bombeiros da Região Autónoma dos Açores apela a todos os cidadãos o máximo de prudência na realização de Queimadas nos Açores.

Relembramos que o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores tem emitido nas últimas semanas diversos alertas devido ao nível de temperatura que tem assolado a Região.

Com a ausência de chuva os terrenos e seus compostos encontram-se secos, o que aumenta a probabilidade de propagação mais célere do fogo, reforçamos também o alerta que devido ao destacamento de vários bombeiros açorianos para auxiliar a Região Autónoma da Madeira no combate às chamas que se verifica naquela Região, os nossos Corpos de Bombeiros estão ainda mais limitados em recursos humanos pelo que aconselhamos a todos cidadãos a que redobrem os seus cuidados aquando das queimadas.

É obrigatório por lei que comuniquem aos seus Corpos de Bombeiros a realização de queimadas, tendo que o fazer com um mínimo de 48 horas antes do período pretendido, a não comunicação implica a aplicação de multas, sendo a responsabilidade da fiscalização da PSP e GNR.

Adote medidas de precaução no momento da queimada, tais como:

1.º Verifique no local se há meios de primeira intervenção para apagar o fogo em caso de emergência (água, pás e enxadas);

2.º Opte por dias nublados e com pouco vento;

3.º Faça a queimada acompanhado;

4.º Não queime quantidades exageradas de sobrantes ao mesmo tempo;

5.º Certifique-se que não existe fumo a sair das cinzas antes de abandonar o locar;

6.º No final, borrife com água o local da queima para apagar os braseiros e evitar reacendimentos; e

7.º Leve consigo um telemóvel para dar o alerta em caso de incêndio ligando de imediato para o 112.

AHBVIG/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.