ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Fase regional do corta-mato escolar inicia-se hoje nas Flores

451views

A fase regional do corta-mato escolar inicia-se hoje, 9 de fevereiro, pela primeira vez, na ilha das Flores, envolvendo 74 alunos de todas as ilhas dos Açores.

A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, considerou que a promoção do desporto escolar, “para além de incutir hábitos de vida saudável, consolida o espírito de equipa, de sã competitividade, e sedimenta um sentimento de pertença arquipelágica”.

Sofia Ribeiro explicou que, para além da atividade desportiva, os alunos envolvidos terão oportunidade de “desenvolverem atividades de âmbito cultural e de exploração na ilha das Flores”.

“As visitas ao Museu das Flores e à Fábrica da Baleia do Boqueirão fazem parte das atividades, paralelas à competição”, salientou a titular da pasta da Educação.

Para a fase regional, participam os alunos classificados em primeiro lugar em cada fase de ilha, nos escalões infantis A e B, iniciados e juvenis.

De acordo com a governante, está assegurada uma vertente adaptada para alunos com limitações físicas.

Os alunos classificados em 1.º e 2.º lugares na fase regional nos escalões infantis B, iniciados e juvenis, na vertente regular e os alunos classificados em 1.º lugar nos mesmos escalões, na vertente adaptada passam para a fase nacional, que decorre em Vale de Câmara, distrito de Aveiro, a 10 de março.

Ao todo, nos Açores, estiveram envolvidos mais de 4 mil alunos de todas as ilhas.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.