Morreu Norberto Ávila no passado dia 11 de maio de 2022. Nasceu a 9 de setembro de 1936 em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira. O seu nome aparece ligado à literatura turística dos Açores, deu igualmente a sua colaboração a obras de grande divulgação, nomeadamente à “Descoberta de Portugal” (Seleções do Reader’s Digest, Lisboa, 1982).
De 1963 a 1965 frequentou, em Paris, a Universidade do Teatro das Nações. Criou e dirigiu a revista “Teatro em Movimento”. Chefiou, durante 4 anos, a Divisão de Teatro da Secretaria de Estado da Cultura, onde abandonou o cargo em 1978, a fim de dedicar-se mais profundamente ao seu trabalho de dramaturgo.
Foi autor de 22 peças teatrais, quase todas publicadas, algumas traduzidas (17 idiomas), representando Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Suíça, Áustria, Holanda, Itália, Checoslováquia, Roménia, Sérvia, Croácia, Eslovénia e Coreia do Sul.
Dirigiu também para a RTP 1, a partir de novembro de 1981, uma série de programas quinzenais dedicados à atividade teatral portuguesa, com o título de “Fila 1”.
A direção e equipa da Rádio Ilhéu aproveita para endereçar as sentidas condolências a família e amigos de Norberto Ávila que partiu neste passado dia 11 de maio de 2022.