ATUALIDADE | “Exigência dos jovens é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e mais coesa”, defende Maria João Carreiro
A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, defendeu este sábado à noite, no encerramento do Fórum Atlântico Democracia 25.4, em Ponta Delgada, que a “exigência dos jovens é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e mais coesa”.
“A vossa exigência é essencial para que possamos ter uma sociedade mais justa, mais coesa e sustentável e isso depende, em larga medida, da vossa capacidade para intervir na defesa e na promoção das ações que nos interessam a todos enquanto comunidade”, argumentou, na Aula Magna, perante uma plateia de mais de 150 jovens dos Açores, da Madeira e do Continente.
Nesse pressuposto, a governante apelou a um “redobrado compromisso da governação pública local, regional e nacional” não só com a defesa dos direitos, mas também com o estímulo dos jovens para o cumprimento dos seus deveres cívicos” conquistados com o 25 de abril de 1974, cujas comemorações dos 50 anos enquadraram a realização do Fórum Atlântico Democracia.
“Este é o tempo dos jovens e esta circunstância não nos assusta. Encoraja-nos, antes, a fazer tudo o que está ao nosso alcance para estimular a consciência cívica dos jovens, para que possam exercer a sua cidadania nas associações a que pertencem, nas escolas e nos clubes desportivos onde estão integrados ou através dos instrumentos de participação pública”, afirmou.
Os Açores apresentam hoje um “quadro francamente positivo” em matéria de instrumentos legislativos e financeiros para estimular e apoiar a participação dos jovens, designadamente através das associações juvenis, cujo investimento ascenderá a 1 milhão de euros no final do ano.
Além disso, os jovens açorianos estão hoje a participar em maior número nos processos de auscultação para a definição e implementação de políticas públicas de juventude, enalteceu Maria João Carreiro, apontando como exemplo as iniciativas de auscultação para a construção em curso do Plano Regional para a Literacia e a Participação Democrática Jovem – DemocraciAz.
A governante adiantou, também que no próximo mês de novembro vai realizar-se o encontro “Estou On”, no âmbito do projeto de educação mediática “Estás On! Informa-te, Debate e Decide”.
Deste encontro, que irá decorrer na ilha Terceira, sairá o “Manifesto Jovem para a Informação e Literacia Mediática dos Açores”, para apoiar a participação responsável dos jovens na afirmação, sem hesitações, da Democracia, face a um quadro de crescente desinformação, ‘fake news’ e populismo que comportam riscos para o exercício de uma cidadania informada, plural e inclusiva.
O Fórum Atlântico Democracia, promovido pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), em parceria com a Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego – Direção Regional da Juventude, arrancou na sexta-feira, dia 27 de setembro, em Ponta Delgada, juntando, mais de 200 pessoas, entre dirigentes associativos, autarcas, eurodeputados e outros oradores.
Este encontro nacional das associações juvenis, que acontece anualmente em diferentes regiões do País, decorreu pela primeira vez nos Açores, circunstância que colocou na Região no centro da reflexão nacional sobre os desafios e os novos desígnios da participação democrática juvenil.
GRA/RÁDIOILHÉU