SÃO JORGE

ATUALIDADE | Esta é a juventude mais qualificada de sempre da história dos Açores, diz José Manuel Bolieiro

© Governo dos Açores
823views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, numa sessão do Plano Regional para a Literacia e Participação Democrática Jovem – DemocraciAZ, que a atual juventude açoriana é a “mais qualificada de sempre da história” do arquipélago.

“Vocês são a juventude mais qualificada de sempre da história do povoamento das nossas ilhas. Olho o futuro: é em nome de vocês que estamos no presente a governar”, declarou o governante, falando na Calheta numa sessão que contou também com a Secretária Regional com a tutela da Juventude, Maria João Carreiro, e que integrou a visita estatutária do Governo Regional à ilha de São Jorge.

Governar, disse José Manuel Bolieiro às dezenas de jovens presentes, “não é somar partes, é ligar partes e fazer um conjunto”, aplicando políticas de “forma global”.

“Se há mensagem que vos quero deixar é sobre sustentabilidade. Peço que tenham uma cultura de preservação dos nossos ativos da natureza”, prosseguiu o Presidente do Governo.

E concretizou: ““O que eu aqui quero deixar bem patente é que a democracia, que é um Governo do povo, pelo povo e para o povo, faz-se através da participação”.

O projeto DemocraciAZ está estruturado em quatro eixos: Literacia Democrática; Princípios e Sistema Eleitoral; Ecossistema Participativo; e Educação Mediática, aos quais correspondem objetivos estratégicos.

A visita estatutária a São Jorge acaba na quinta-feira.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.