ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Espalamaca regressa ao mar no próximo verão como museu vivo da história e identidade do Canal

488views

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, adiantou esta segunda-feira, em São Roque do Pico, que a lancha Espalamaca deverá regressar ao mar no próximo verão enquanto “museu vivo, de fruição e de experiência turística” em torno da história e da identidade do Canal.

“Espero que no verão do próximo ano possamos ter a Espalamaca não só recuperada mas a navegar”, afirmou o líder do Executivo no Porto de Santo Amaro, durante a cerimónia de Cedência de Gestão da Lancha Espalamaca à Associação para o Desenvolvimento e Formação do Mar Dos Açores – ADFMA, que tem agora à sua responsabilidade a manutenção, conservação e valorização da embarcação.

“Com este Governo, a Espalamaca é hoje uma expetativa e não um sonho”, frisou o governante, valorizando o empenho cívico e político no “resgate de um património que é identidade do Canal” e cuja nova missão tem uma “referência diferenciadora do que eram as perspetivas antigas”, como a utilização da lancha apenas como museu de memória sem “ação e navegabilidade”.

“É assim que nós olhamos para a ação política e governativa: servir o interesse público, que não elimine a memória apenas para um espaço museológico, mas possa fazer da memória e da identidade uma experiência de destino turístico distintivo que somos”, enalteceu.

Após a sessão pública, a Espalamaca foi transportada para os estaleiros da Naval Canal, no concelho da Madalena, onde será reabilitada.

Além da “fruição marítima à moda das gerações mais antigas” que irá oferecer a residentes e a turistas terá, ainda, uma função de apoio à formação profissional dos formandos da Escola do Mar dos Açores, na ilha do Faial.

Acompanharam a cerimónia o Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, o Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, o Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, e a Presidente do Conselho de Administração da ADFMA, Ana Rodrigues.

José Manuel Bolieiro valorizou ainda as presenças do Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Luís Filipe Silva, do Presidente da Câmara da Madalena, José António Soares, e do Vice-Presidente da Câmara Municipal das Lajes, Manuel Pimentel, numa sessão e dia históricos onde foi “sinalizada a referência ao pretérito, mas sobretudo o compromisso com o futuro”, disse.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.