ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Empresas podem candidatar-se à promoção de estágios para reconverter e integrar desempregados no marcado de trabalho

| Foto: SRJHE
165views

As empresas e entidades empregadoras do setor privado nos Açores podem candidatar-se à promoção de estágios profissionais em contexto real de trabalho de desempregados inscritos no Centro de Qualificação e Emprego da Região, através da medida RECONVERTER PRO.

O período de candidaturas decorre de 1 de setembro até 31 de dezembro do corrente ano e devem ser formalizadas através do portal emprego.azores.gov.pt

“Através desta medida, as empresas e entidades empregadoras têm a possibilidade de preparar os desempregados para o setor de atividade onde atuam tendo em vista a sua contratação”, sinaliza Maria João Carreiro, Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego. 

Os estágios têm a duração de oito meses e podem ser prorrogados por seis meses, se o desempregado concluir 150 horas de formação certificada no período inicial do estágio.

As empresas que promovam formação são reembolsadas em valor idêntico ao das contribuições pagas à Segurança Social.

Aos desempregados é atribuída uma bolsa no valor de 125% da Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG), no caso de qualificação igual ou superior ao Nível 6 do Quadro Nacional das Qualificações (QNQ); de 105% da RMMG, para qualificação de Nível 4 e 5; e de 100% da RMMG, para os desempregados com qualificação igual ou inferior ao Nível 3 do QNQ.

O RECONVERTER PRO, promovido pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego, contempla ainda um conjunto de benefícios para as empresas e entidades empregadoras que realizam estágios com desempregados com deficiência, em termos de duração do estágio, apoio e obrigação de contratação.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.