SÃO JORGE

ATUALIDADE | “Dificuldades no abastecimento de água e péssimo estado dos caminhos agrícolas prejudicam agricultores de S. Jorge”

451views

Isabel Teixeira criticou, esta quinta-feira, a “inação do Governo Regional no setor agrícola na ilha de São Jorge”, que “dificultou o abastecimento de água” e tem “deixado os caminhos agrícolas ao abandono, ao ponto de ficarem em péssimo estado”.

A deputada do PS eleita por São Jorge visitou esta semana alguns caminhos agrícolas, tendo constado que em alguns “apenas é possível circular de trator”.

“A situação está a agravar-se desde há três anos a esta parte. Já temos caminhos com valas profundas e isto prejudica a rentabilidade dos agricultores Jorgenses que diariamente ali circulam, devido ao desgaste evitável nas suas viaturas e equipamentos agrícolas e ao tempo extra que levam para chegar às suas explorações”, sinalizou a deputada do PS.

Isabel Teixeira salientou que os agricultores Jorgenses se “queixam diariamente desta situação, em todas as freguesias da nossa ilha”.

A parlamentar socialista denunciou que os agricultores do Concelho da Calheta estão “revoltados” por “não existir uma saibreira licenciada naquele concelho”, obrigando-os a adquirir o saibro (areia grossa com pequenas pedras à mistura) nas Velas, “somando mais gastos e perdas de tempo”.

Isabel Teixeira criticou, igualmente, as intervenções recentes nos tanques de abastecimento de água à lavoura na ilha de São Jorge, que “vieram piorar as condições de abastecimento”, porque agora “encher um depósito leva praticamente o dobro do tempo”.

“Este Governo em vez de em vez de melhorar os pontos de abastecimento de água, permitindo uma maior fluidez, fez exatamente o contrário”, frisou.

Isabel Teixeira acusou o Governo Regional do PSD/CDS/PPM de “gerir mal o abastecimento de água e deixar os caminhos agrícolas e o ao abandono”, não se compreendendo como é que o Executivo “ainda não nomeou um novo presidente do IROA”, uma vez que o atual “está demissionário já há alguns meses”, por ter sido constituído arguido, no âmbito da operação Nortada.

“Muitos destes caminhos e destas infraestruturas estão na dependência direta do IROA, o que denota bem a falta de preocupação deste Governo Regional com este setor”, sublinhou a socialista.

“São Jorge e os Açores precisam de uma visão política, séria e concreta. Uma visão política que assegure e proteja todos aqueles que dedicam os seus dias e o seu tempo a um dos setores mais importantes da nossa economia, a Agricultura. Mas não é com este Governo da direita que vamos lá chegar”, finalizou a deputada do PS/Açores eleita por São Jorge, Isabel Teixeira.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.