ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Diálogo com os Conselhos de Ilha é crucial para o desenvolvimento da Região, afirma José Manuel Bolieiro

| Foto: MM
196views

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu hoje em audiência a mesa do Conselho de Ilha de São Miguel, num encontro marcado pela apresentação de cumprimentos e pela entrega de um documento com propostas destinadas a impulsionar áreas estratégicas como a saúde, educação e formação, economia, solidariedade e segurança.

O líder do Executivo açoriano destacou a relevância dos Conselhos de Ilha enquanto instrumentos fundamentais da democracia participativa, sublinhando o seu papel autónomo e o contributo significativo para o desenvolvimento da Região.

“O diálogo e a concertação que mantemos com os Conselhos de Ilha são o reflexo de uma sociedade açoriana cada vez mais rica e participativa, onde as diferentes vozes e perspetivas têm espaço para se fazer ouvir e contribuir para soluções concretas”, afirma José Manuel Bolieiro.

A Mesa do Conselho de Ilha, em articulação com os restantes conselheiros, decidiu avançar com a criação de grupos de trabalho para desenvolver propostas específicas para a ilha de São Miguel, incidindo sobre os vetores destacados no documento entregue ao Governo. Estes grupos visam aprofundar o diagnóstico das necessidades locais e apresentar soluções que respondam aos desafios da ilha de São Miguel.

O Presidente do Governo dos Açores concluiu destacando que a abertura ao “diálogo” e o esforço de “concertação” com os Conselhos de Ilha não só valorizam estas instituições, mas também promovem o crescimento social e económico da Região Autónoma dos Açores.

“Este é o caminho para continuarmos a construir uma sociedade açoriana que se afirma pela inclusão, pelo progresso e pela capacidade de se unir em torno de objetivos comuns”, declarou.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.