ATUALIDADE | Depressão Hipólito chega à Ponta do Topo (c/reportagem)
Hipólito é a oitava depressão de alto impacto da temporada 2023/2024 e foi nomeada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os efeitos desta depressão começaram a ser sentidos já nesta quarta-feira, 10 de janeiro – sendo que a sua influência nas condições meteorológicas nos Açores e em São Jorge deverá manter-se, pelo menos, até ao próximo fim de semana.
À medida que se vai aproximando do Arquipélago, o centro de baixas pressões conhecido como Hipólito cavará cada vez mais profundo, descrevendo uma trajetória para noroeste e depois para nordeste.
Prevê-se, para os próximos dias, que a depressão Hipólito desencadeie um aumento significativo da intensidade do vento. As rajadas poderão atingir até 110 km/h nos Grupos Central e Oriental, e até 100 km/h no Grupo Ocidental. Os Açores já estão sob Aviso Amarelo e Laranja devido à precipitação, ao vento e à agitação marítima.
A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional recomendam a toda a comunidade marítima e à população em geral um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras, alertando que os cuidados devem ser redobrados, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.