AGENDA

ATUALIDADE | Cuidar do futuro é o mote para o primeiro Congresso de Enfermagem dos  Açores

188views

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros promove  este ano o I Congresso de Enfermagem dos Açores, sob o tema “Juntos, Cuidamos do Futuro”,  que se vai realizar nos dias 3, 4 e 5 de novembro. 

Este congresso, que terá lugar no Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel,  vai juntar na cidade de Lagoa centenas de profissionais regionais e nacionais, com a  presença de grandes figuras da enfermagem e outras áreas complementares que, ao longo  de três dias, se vão dedicar a debater o futuro da enfermagem no país e em particular na  nossa região. 

Pedro Soares, Presidente do Conselho Diretivo Regional dos Açores da Ordem dos  Enfermeiros e Presidente da Comissão Organizadora deste congresso, explica a importância  do evento, salientando que “os anos recentes constituíram um enorme desafio para os  sistemas de saúde e seus profissionais. O contexto epidemiológico evidenciou inúmeros  constrangimentos há muito identificados, exigiu respostas e acelerou mudanças. É, por isso,  tempo de refletir sobre os processos, dificuldades, soluções adotadas, e de aprendizagem.” 

“Este é o momento de (re)pensar o futuro, de olhar para o sistema regional de saúde e de  cuidar de todos aqueles que cuidam!”, afirma Pedro Soares. 

Temas fundamentais como a ‘Diferenciação dos Enfermeiros’, a ‘Transição Digital’, a  ‘Idoneidade Formativa’, os ‘Modelos Assistenciais’, a ‘Inovação em Enfermagem’, entre muitos  outros, farão parte do programa deste congresso que terá, ainda, uma importante  componente científica. 

O programa completo do I Congresso de Enfermagem dos Açores, bem como todas os  detalhes acerca das inscrições no evento, serão divulgados em breve nos diversos canais de  comunicação da Ordem dos Enfermeiros dos Açores.

OE/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.