ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Cuidados de saúde no Pico servem população com segurança e confiança, assevera Mónica Seidi

© Governo dos Açores
400views

A Secretária Regional da Saúde e Desporto, Mónica Seidi, elencou na terça-feira, na Assembleia Legislativa Regional, os motivos que fazem com que os cuidados de saúde na ilha do Pico sejam exemplares e sirvam a sua população com segurança.

“Além do reforço em recursos humanos, nas três instituições da ilha existem Unidades de Saúde Familiares, presença de equipamentos de Raio-X, Serviço Social, Nutrição, Psicologia e Terapeutas Ocupacionais, bem como a possibilidade de se realizarem eletrocardiogramas, assim como três serviços de urgência básica”, vincou a governante, num debate sobre a ilha do Pico.

Este Governo, destacou ainda a Secretária da Saúde e Desporto, “teve a coragem de reabrir os centros de saúde que tinham sido previamente encerrados durante a pandemia, numa altura em que a população mais precisava”.

Mónica Seidi sublinhopu a existência de um aparelho TAC que, “até ao momento, já realizou cerca de oito mil exames” estando igualmente em preparação “formação diferenciada para que os técnicos que auxiliam neste tipo exames tenham a possibilidade de fazer TAC com contraste endovenoso e evitar a deslocação dos utentes do Pico ao hospital da Horta”.

Além disso, a governante anunciou que, a nível de Médicos de Medicina Geral e Familiar, a taxa de cobertura à população que é de 98,8%, acreditando que não é mais alta por causa da população flutuante.

Ainda no que toca a números concretos de deslocação de médicos especialistas à ilha, estes têm subido todos os anos.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.