DIÁSPORA

ATUALIDADE | Conselho da Diáspora Açoriana aprova votos sobre incêndio no HDES e cheias no Rio Grande do Sul

| Foto: JF
360views

O Conselho da Diáspora Açoriana aprovou hoje um voto de solidariedade – proposto pelos conselheiros da entidade – referente ao incêndio recente no Hospital Divino Espírito Santo (HDES), e um outro voto, também de solidariedade, apresentando pelo Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, sobre as cheias, que já causaram mais de 70 mortos, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

Falando aos jornalistas à margem da abertura do encontro, que decorre entre hoje e quarta-feira em Ponta Delgada, Paulo Estêvão lembrou que naquele estado vivem muitos milhares de açordescendentes, uma “grande comunidade” que integra a “diáspora de grande dimensão” cujos representantes se reúnem por estes dias em São Miguel.

“Este Conselho dá voz ao conjunto da comunidade açoriana”, realçou o governante.

Na sessão inicial foram apresentados pelos conselheiros alguns desafios, como o “potencial económico de intercâmbio”, seja por via da exportação de produtos dos Açores ou de investimento de representantes das comunidades na Região.

Maior intercâmbio cultural foi também defendido na abertura da reunião do Conselho da Diáspora Açoriana, tendo também sido abordado por alguns conselheiros o desejável “reforço de ligações aéreas à diáspora” por parte da SATA.

Da parte do Governo dos Açores, o Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades garantiu que irá levar a debate com o Governo da República a procura de mecanismos “para que se encontrem formas de potenciar a atividade económica, nomeadamente a nível de questões alfandegárias, responsabilidade do Estado”.

O Conselho da Diáspora Açoriana reúne ordinariamente a cada dois anos – é composto por 35 membros, incluindo os 19 conselheiros escolhidos pela própria diáspora açoriana, através dos círculos eleitorais da Bermuda (um), Brasil (cinco), Canadá (cinco), Estados Unidos da América (cinco), Uruguai (um), continente português e Madeira (um) e resto do mundo (um), para mandatos de quatro anos.

Integram ainda este Conselho três representantes da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, um representante do Conselho Mundial das Casas dos Açores e os diretores regionais com competências nas áreas da emigração e comunidades, da solidariedade social, da qualificação profissional e emprego, da cultura, do turismo e dos incentivos.

O CDA inclui igualmente um representante da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, um representante das associações de emigrantes com presença e atividade na Região, um representante da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas e um representante do Conselho das Comunidades Portuguesas.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.