ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Conselho Consultivo Regional para os Assuntos da Imigração reuniu-se em Ponta Delgada

© Governo dos Açores | Fotos: MM
217views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, liderou hoje a reunião do Conselho Consultivo Regional para os Assuntos da Imigração, que, em Ponta Delgada, deu novos passos para a criação de uma plataforma de partilha de informação entre empresas e associações de apoio aos imigrantes.

Na primeira reunião do órgão em 2023, tida no Palácio da Conceição, foi lembrado pelo Presidente do Governo que os Açores são uma “comunidade acolhedora”, que está “sempre disponível” para promover o acolhimento” de imigrantes – sejam os motivos da vinda para a região de cariz económico ou humanitário, por exemplo.

O acolhimento e apoio de refugiados ucranianos e os números de deportações de repatriados (dos Estados Unidos e Canadá), que têm diminuído, foram alguns dos temas em agenda.

No que diz respeito à plataforma com informação para as entidades empregadoras, frisou, no final da reunião, o Presidente do Governo, é previsível que esta esteja operacional até final do ano.

“Somos uma comunidade acolhedora. Fizemo-lo em todas a situações em que há migrações por razões económicas e por razões humanitárias, fuga à perseguição ou guerra. Fomos sempre uma comunidade acolhedora”, prosseguiu o governante.

“Os Açores são hoje cada vez mais atraentes relativamente ao fenómeno da imigração”, declarou ainda José Manuel Bolieiro.

O Conselho Consultivo Regional para os Assuntos da Imigração é constituído, entre outros, pelo Presidente do Governo, pelos Diretores Regionais das Comunidades, da Educação e da Solidariedade Social, pela AIPA, pela CRESAÇOR, pela AMRAA e pelo SEF.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.