ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Conferência ‘Da Horta para o Mundo’ coloca o Faial como centro da reflexão política açoriana

353views

O Presidente da Câmara Municipal da Horta defende que “a cidade da Horta não é, nem pode ser apenas, a cidade onde se encontra instalada a Casa Mãe da Autonomia – o Parlamento Açoriano”. Carlos Ferreira é perentório em afirmar que “o Faial terá, efetivamente, de solidificar o seu espaço como centro de reflexão sobre o aprofundamento do regime autonómico e da presença dos Açores na Europa e no mundo”.

Integrado no programa comemorativo dos 189 anos de elevação da Horta de Vila a Cidade, o Município convidou duas das maiores figuras da política nacional da segunda metade do século XX e deste século XXI – Dr. Jaime Gama e Dr. João Bosco Mota Amaral – para a primeira edição da conferência da “Da Horta para o Mundo”.

“Esta sessão, moderada pela Dra. Marla Pinheiro, deu ao concelho um espaço de reflexão sobre a evolução histórica e política e sobre o desenvolvimento da ilha do Faial, dos Açores e do país, com uma perceção e com opinião avalisada de duas personalidades açoriana que exerceram o cargo de presidente da Assembleia da República”, considerou.

Com esta conferência, o autarca referiu que “o Município reafirma a centralidade da cidade da Horta no processo de construção e aprofundamento do Regime Autonómico dos Açores e da sua integração numa Europa das Nações livres e soberanas”.

Para o autarca faialense, com este evento, no Salão Nobre da Câmara Municipal, “a cidade da Horta assume-se como o centro da reflexão política açoriana”.

CMH/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.