AGENDA

ATUALIDADE | Concerto com a Ronda da Madrugada na RTP Açores a 30 de abril.

| Fotos: GRA
778views

O Governo Regional dos Açores, em parceria com a RTP Açores, promove, no dia 30 de abril, sábado, a partir das 20h30, a emissão de um concerto pelo agrupamento Ronda da Madrugada, no âmbito da Temporada Cultural 2022.

O evento, gravado a 19 de março, num hangar do Aeroporto de Santa Maria, pelo fotógrafo Pepe Brix, apresentará uma produção que reporta aos pontos de partida para viagens e de chegada de histórias que habitam o imaginário comum, com um cenário composto por peças históricas.

A Ronda da Madrugada, banda de folk/rock com origem na ilha de Santa Maria, fundada em 1998, promove a música tradicional açoriana com os sons do mundo, mantendo-se fiel à língua portuguesa e respetivas variantes dialetais dos Açores e à composição de sonoridades originais. Já editaram três álbuns (“Rondas”, 1999; “Longa Viagem”, 2003; “Hoje”, 2011) e um EP comemorativo dos 20 anos de carreira (“Vintena”, 2018), e atuaram, em estúdio e ao vivo, com artistas como Paula Oliveira, Janelo, Paulo Marinho e Zeca Medeiros, além de viajado para a realização de concertos ao vivo nas ilhas, no continente e no estrangeiro (EUA e Canadá, Cabo Verde, Marrocos, Espanha e Itália).

Em maio de 2019, a banda esteve presente na gala IPMA – International Portuguese Music Awards em Boston (EUA), onde foi premiada, feito reconhecido pelo Parlamento açoriano com um voto de congratulação pelo impacto na promoção cultural dos Açores. Neste ano, o grupo lançou o primeiro álbum ao vivo, gravado no Festival Maré de Agosto, em Santa Maria.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.