AGENDA

ATUALIDADE | Comunidade da ilha de Santa Maria dinamiza o arranque das ações do Dia Internacional de Limpeza Costeira nos Açores

394views

O arranque do Dia Internacional de Limpeza Costeira terá lugar a 20 de setembro em Santa Maria, ilha que será palco da ação bandeira e terá neste dia uma dezena de ações de limpeza terrestres e subaquáticas a decorrer, em diversas localidades, organizadas por várias organizações da sociedade civil.

A principal ação, coordenada pela Escola Básica e Secundária de Santa Maria, vai ocorrer na Baía da Maia em Vila do Porto, das 09h30 às 11h30, com ponto de encontro na Piscina da Maia. Paralelamente, neste dia e nesta ilha, vão decorrer outras ações de limpeza, ao longo da manhã e da tarde, organizadas por organizações locais.

Coordenada pela Escola Básica e Secundária de Santa Maria, com o apoio da autarquia de Vila do Porto e Clube Naval de Santa Maria e com o apoio institucional do programa Blue Azores, da Fundação Oceano Azul, do Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, e da Representação da Comissão Europeia em Portugal, a ação junta cidadãos e entidades num movimento de cidadania ímpar a nível nacional.

Estão ainda previstas inúmeras atividades até ao dia 28 de setembro, coordenadas por diferentes organizações e entidades, em diversas ilhas do arquipélago açoriano.

Reconhecimento da região

A organização desta ação bandeira representa o reconhecimento do envolvimento da comunidade mariense e açoriana na promoção das boas práticas locais e ao combate, em particular nos últimos anos, contra o flagelo do lixo marinho.

Ano após ano, os Açores têm vindo a destacar-se com o cada vez maior envolvimento dos açorianos nestas campanhas, o que revela o crescente compromisso com a proteção do mar dos Açores.

Na edição do ano passado, nos Açores, mais de 70 ONGs, escolas, entidades governamentais e movimentos de cidadãos, realizaram 44 ações de limpeza, nas quais participaram 1045 voluntários, contribuindo para a recolha de mais de 6 toneladas de lixo marinho.

A importância desta iniciativa anual baseia-se no facto de quase 100% do lixo encontrado nos ecossistemas marinhos ter origem em atividades humanas, e com estas ações se poder sensibilizar as comunidades para a problemática do lixo marinho envolvendo-as diretamente na sua remoção do meio ambiente, reduzindo assim o potencial impacte que poderiam ter.

Registo das ações e participação

Até dia 28 de setembro é possível inscrever ações de limpeza e/ou participar nas já disponíveis. Para tal, podem consultar-se as ações no site da Fundação Oceano Azul e contactar o movimento de cidadãos responsável pela organização da atividade.

Além disso, poderão registar os resultados da ação através dos formulários disponibilizados pela Direção Regional de Políticas Marítimas no portal do governo dedicado ao lixo marinho, em www.lixomarinho.azores.gov.pt.

A recolha de informação nestas ações é de extrema importância para o Governo Regional dos Açores, pois contribui para a avaliação do estado das águas marinhas açorianas no âmbito da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM) e o reporte às macropolíticas de âmbito internacional na área do lixo marinho.

BLUEAZORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.