ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Comité das Regiões debate agricultura, o Pacto Ecológico e a inovação na primeira sessão plenária após as eleições europeias

353views

Os resultados das eleições para o Parlamento Europeu, do passado dia 9 de junho, a Política Agrícola Comum e as alterações climáticas e a ligação entre a Política Regional e de inovação da União Europeia serão os principais temas da 161ª sessão plenária do Comité das Regiões Europeu (CR), que decorre esta quarta e quinta feira, 19 e 20 de junho, em Bruxelas. A assembleia dos representantes locais e regionais da União Europeia irá ainda anunciar os vencedores da edição deste ano dos Prémios da Região Empreendedora Europeia.

A sessão, presidida por Vasco Alves Cordeiro, terá início com um debate entre as famílias políticas que compõem CR sobre os resultados das eleições para o Parlamento Europeu e as prioridades das regiões e dos municípios para o próximo ciclo legislativo da UE.

Ainda no primeiro dia da sessão plenária, será promovido um debate conjunto com a Comissária Europeias responsável pela coesão e reformas, Elisa Ferreira, e a Comissária Europeia para a inovação, investigação, cultura, educação e juventude, Iliana Ivanova, sobre as sinergias entre aquelas duas políticas da UE e como as mesmas podem potenciar o desenvolvimento económico, o crescimento e o emprego nas regiões da Europa.

O principal momento legislativo da reunião plenária será a adoção das recomendações do CR sobre o futuro da Política Agrícola Comum (PAC). O CR tomará posição sobre as alterações necessárias à PAC, numa altura em que os protestos dos agricultores trouxeram as questões relacionadas com a agricultura para o primeiro plano da atenção pública. A adoção do parecer sobre este tema, será acompanhada de um debate com Janusz Wojciechowski, Comissário Europeu responsável pela pasta da agricultura. O Pacto Ecológico Europeu também será abordado em vários pareceres: sobre a economia circular, a monitorização dos solos, os esforços para harmonizar os quadros globais para as alterações climáticas, a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável. O CR continuará também a defender um Pacto Azul Europeu, com pareceres sobre a gestão da água e sobre o papel da água no âmbito das agendas agrícola e rural da UE.

No segundo dia da sessão plenária, serão apresentados os prémios “Região Empreendedora Europeia” a três regiões, em reconhecimento das suas políticas de apoio às pequenas empresas. Os vencedores deste ano foram elogiados pelas suas estratégias de promoção do espírito empresarial numa região envelhecida, nos sectores do turismo e do artesanato tradicional e entre os ucranianos recém-chegados.

Acompanhar a reunião plenária no sítio Web do CR.

CE/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.