ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Coligação aumentou investimento na Educação, Cultura e Desporto em 66%, realça Sofia Ribeiro

© Governo dos Açores
50views

A Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, adiantou hoje, na audição em sede de comissão parlamentar sobre as propostas de Plano e Orçamento, que a coligação PSD/CDS-PP/PPM aumentou o investimento nas áreas da sua tutela em 66% desde 2020, último ano da governação socialista.

Em causa, realçou, estavam investimentos de 36,7 milhões de euros em 2020, que comparam com os 61 milhões de euros projetados nas propostas de Plano e Orçamento para 2025.

Na educação, Sofia Ribeiro assinalou, por exemplo, a “quase duplicação” do investimento das Escolas Digitais, de modo a “concluir o processo de desmaterialização dos manuais digitais e com previsão de um forte investimento em equipamentos para as escolas e para os alunos”.

“Garantimos um aumento no valor apoiado por aluno beneficiário da Ação Social Escolar”, prosseguiu, antes de acrescentar que a maior fatia do Plano de investimentos neste campo “volta a ser aplicada na Ação Social, com 16 milhões de euros destinados”.

E acrescentou: “Como prometemos e anunciámos, em 2025 temos uma ação para o apoio à fixação dos docentes, que já estava previsto em 2024. Com o chumbo do Orçamento, não foi possível concretizar”.

Na cultura, a Secretária Regional garante que haverá um aumento do apoio aos agentes culturais da Região, “incluindo filarmónicas e a defesa do património baleeiro”.

No campo desportivo, será mantido o investimento que acompanhe “o aumento de praticantes e desportistas federados, alcançado este ano de 2024”.

Transversal a todos os setores estão as atualizações salariais dos trabalhadores, recorde-se.

A discussão e votação das propostas de Plano e Orçamento para 2025 está marcada para a sessão plenária deste mês da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.