ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Clélio Meneses em Bruxelas como orador principal em conferência sobre acesso a cuidados de Saúde

© Governo dos Açores | Foto: SRSD
271views

O Secretário Regional da Saúde e Desporto participa esta quarta-feira, 1 de março, em Bruxelas, como orador principal, na conferência “Igualdade no acesso aos cuidados de Saúde na União Europeia – A importância dos Fundos Europeus para a redução de disparidades”, no Parlamento Europeu, a convite do eurodeputado José Manuel Fernandes, coordenador do PPE na Comissão dos Orçamentos.

Esta é uma iniciativa que propõe uma abordagem aos desafios e oportunidades do uso de fundos europeus para melhorar os cuidados de saúde em diferentes regiões da União Europeia.

Ao lado de Clélio Meneses e José Manuel Fernandes, estarão os eurodeputados Álvaro Amaro, membro da Comissão de Desenvolvimento Regional e relator da posição do Parlamento Europeu sobre a renovada Estratégia da UE para as Regiões Ultraperiféricas, Dolors Montserrat, membro da Comissão da Saúde e da Comissão Especial para a covid-19, e relatora sobre as lições e recomendações recolhidas da pandemia.

Outras personalidades, como o eurodeputado e Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Younous Omarjee, bem como Antonio di Giulio, Chefe de Unidade da Comissão Europeia, responsável pelo Programa EU4Health, e Richard Price, da Organização Europeia para o Cancro, participarão nesta conferência.

Entretanto, na terça-feira, também em Bruxelas, Clélio Meneses reúne-se pelas 11h00 com a Embaixadora Manuela Teixeira Pinto, Representante Permanente Adjunta da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER). Pelas 17h00, o governante reunirá com Roser Domenech Amado, diretora da One Health, da Direção-Geral da Saúde da Comissão Europeia.

“Estas duas reuniões são fundamentais para que, quer no Plano Europeu de Luta contra o Cancro, como no Programa Europeu para a Saúde, na Estratégia Europeia para a Saúde Mental ou mesmo no processo de digitalização da saúde, no âmbito desta União para a saúde, os Açores sejam considerados. Podemos ser beneficiários de muitas medidas, como também de financiamento e infelizmente isto não tem acontecido”, diz Clélio Meneses.

Para o Secretário Regional, o atual momento afigura-se de elevada importância, uma vez que “a União Europeia caminha para uma maior integração no domínio da saúde, em que os Açores, enquanto Região Ultraperiférica, com um Serviço Regional de Saúde altamente vulnerável a externalidades, como verificado durante o período de pandemia, com apenas três ilhas com hospital, não pode ficar esquecida”.

“É fundamental sensibilizar os decisores políticos europeus para a nossa realidade, e que com pouco temos feito muito, mas que não dispensamos de ser ouvidos e tidos em conta na definição das políticas europeias para a saúde”, acrescentou Clélio Meneses.

Na agenda do Secretário Regional da Saúde e Desporto, consta igualmente uma reunião com os eurodeputados portugueses na Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.