REGIONAL

ATUALIDADE | Clélio Meneses congratula-se com redução de lista de espera para cirurgia nos Açores

| Foto: SRSD
232views

O Secretário Regional da Saúde e Desporto congratulou-se hoje pelo facto de a lista de espera para cirurgia, nos Açores, ter baixado pelo quatro mês consecutivo. 

“É o resultado de um enorme esforço que estamos todos a fazer, desde o Governo até aos profissionais de saúde, para combater este flagelo e dar dignidade aos utentes e ao Serviço Regional de Saúde”, disse Clélio Meneses, esta manhã, em Angra do Heroísmo. 

Há quatro meses consecutivos que a lista de espera cirúrgica regista reduções, sendo que, no final de junho o decréscimo foi de 1% comparativamente com o mês anterior e 13,4% em relação ao período homólogo do ano passado (menos 1.557 utentes). 

O governante destaca o empenho dos profissionais de saúde “que, mesmo em pandemia cuidaram de diversas frentes”, e o esforço do Serviço Regional de Saúde “na contratação de mais profissionais, na dignificação da atividade e na melhoria das condições oferecidas para que médicos e enfermeiros se fixem nas unidades de saúde do arquipélago”. 

Dos números agora divulgados pela Unidade Central de Gestão de Inscritos para Cirurgia nos Açores (CIGICA), Clélio Meneses releva também a descida de 116 dias registada em junho do tempo médio de espera por uma cirurgia.

“Isto resulta do esforço das administrações dos hospitais e dos seus colaboradores, com resultados satisfatórios em todos eles, e assinalo a descida de 136 dias verificada no Hospital do Divino Espírito Santo, que é reflexo do bom trabalho que aqui vem sendo desenvolvido. Mas a este nível, os três hospitais vão no mesmo sentido”, declara.

E concretiza: “Estamos a cuidar da saúde dos açorianos com o máximo empenho e a trabalhar todos os dias, em todas as ilhas, para dignificar o Serviço Regional de Saúde, que padece ainda de problemas estruturais, que herdamos, mas que pretendemos resolver com a colaboração de todos os que acreditam que esta é uma tarefa prioritária”. 

Entre abril e junho foram realizadas nos Açores 2.662 cirurgias, mais 295 do que em igual período do ano passado, o que significa um aumento de 12,5%. 

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.