O CHEGA está solidário com a população de São Jorge, que devido à crise sismo-vulcânica tem sofrido consequências não só económicas, mas também emocionais e sociais.
José Pacheco enviou cumprimentos a toda a população neste momento de grande incerteza e mostrou-se sensível com toda a situação que tem originado a deslocação de população para outras ilhas e concelhos, e tem deixado já algumas consequências económicas para a ilha.
Associando-se a uma declaração política do CDS-PP, José Pacheco lembrou que os Açores são uma região vulcânica e que a ciência “infelizmente ainda não nos consegue alertar com antecedência”, mas lembrou a resiliência e a convivência dos açorianos com esta realidade.
“Uma situação destas não é fácil”, reconheceu o parlamentar do CHEGA que repudiou, no entanto, algumas informações erróneas veiculadas por alguns órgãos de comunicação social nacionais “que em vez de ajudar, está a denegrir a imagem dos Açores”.
José Pacheco afirmou que a região – e o mundo – está a reerguer-se depois de dois anos de contexto pandémico e que o turismo é uma peça fundamental para o retomar da economia. “Precisamos que as pessoas nos visitem, mas com informações erradas que vão passando nos canais de televisão nacionais, fica-se com a ideia que a qualquer momento pode haver consequências graves de um sismo que é sentido a quilómetros da costa”, reforçou, tendo apelado a uma retoma do turismo.
CHEGA/AÇORES/RÁDIOILHÉU