ATUALIDADE | “Celebrar o 25 de abril no Corvo faz todo o sentido, porque o Corvo é um símbolo da liberdade”
A Iniciativa Liberal nos Açores assinalou a passagem de mais um aniversário sobre a Revolução do 25 de abril de 1974 com a realização de uma “caminhada liberal” na mais pequena ilha dos Açores, o Corvo, porque, diz Nuno Barata, Líder Regional dos liberais, “o Corvo é um símbolo de liberdade, rebeldia e liberalismo”.
Após terminar uma caminha pelo trilho pedestre do Caldeirão – ex-libris natural e turístico da ilha – o dirigente e deputado da IL/Açores frisou que “celebrar o 25 de abril no Corvo era ter a garantia de que se celebrava a liberdade sem ver uma única bandeira do PCP”, salientando que “aos liberais incomoda celebrar a liberdade rodeados de símbolos do estalinismo”.
“Essa caminhada nasceu da necessidade da IL, estando organizada nos Açores, iniciar as celebrações do 25 de abril por uma ponta do arquipélago, na ilha do Corvo. Esta caminhada dava-nos a garantida de podermos comemorar a liberdade sem encontrar uma bandeira do PCP. Incomoda os liberais comemorar a liberdade rodeados de símbolos do estalinismo, uma das maiores ditaduras que a humanidade conheceu. Estar no Corvo era ter a garantia de que isso não aconteceria. O Corvo é um símbolo de liberdade, rebeldia e liberalismo e imbuídos do espírito de Mouzinho da Silveira vamos libertar o resto dos Açores”, afirmou Nuno Barata.
Reconhecendo que dos contactos que estabeleceu com a população corvina sai da ilha com registo de preocupações ai nível “do abastecimento marítimo, das acessibilidades aéreas e do desenvolvimento socioeconómico”, o responsável liberal salientou que, acima de tudo, para a IL, “a nossa principal preocupação prende-se com as liberdades individuais inscritas da Constituição da República”.
“Até pela liberdade de cada um dos corvinos os políticos não devem intervir na liberdade de cada um. Os corvinos saberão escolher os seus melhores representantes, garantindo as suas liberdades e respondendo aos seus anseios”, finalizou.
A comitiva liberal que se deslocou ao Corvo, composta por elementos de várias ilhas da Região, chegou a ter agendada uma audiência com o Presidente da Câmara da Vila do Corvo, reunião que não se realizou por compromissos de última hora do autarca, que recebeu a comitiva no aeroporto garantindo disponibilidade para novo encontro a agendar.
IL/RÁDIOILHÉU