ÚLTIMAS

ATUALIDADE | CDS-PP aplaude realização do I Congresso dos Jornalistas dos Açores

488views

O Deputado Pedro Pinto do CDS-PP apresentou nesta quinta-feira um voto de congratulação pela realização do I Congresso dos Jornalistas dos Açores, um evento organizado pela Direção Regional dos Açores do Sindicato dos Jornalistas, que decorreu nos passados dias 28, 29 e 30 abril em Ponta Delgada.

“É motivo de grande satisfação verificar que estejam reunidas condições para que, 40 anos depois do primeiro encontro de jornalistas dos Açores, os jornalistas Açorianos façam história com a realização deste Congresso”, afirmou Pedro Pinto.

O deputado do CDS-PP interpreta a realização do evento como “um sinal importante de democracia e liberdade que vivemos neste tempo, que contrasta com outros tempos e com o que, neste tempo, se passa noutros lugares deste planeta, onde os jornalistas são perseguidos e não há liberdade de expressão”. 

Recordando que “os Açores albergam os jornais mais antigos do nosso país”, Pedro Pinto considera que “mais do que meios de comunicação e informação, são a expressão da vontade de pensamento livre do povo açoriano”.

A este propósito, Pedro Pinto realçou o contributo do jornalismo para a “formação da nossa consciência coletiva”, defendendo que, “se livre e isento, é (…) um pilar da democracia plural e participativa”, até porque “sem uma democracia plural e participativa dificilmente o jornalismo conseguirá ser livre e isento”.

“À democracia faz falta informação isenta e imparcial”, frisou. “E os cidadãos têm direito a informação rigorosa e exata, porque só assim haverá liberdade, a liberdade que tanto custou a conquistar no 25 de Abril de 1974 e nos meses subsequentes até à aprovação da nossa Constituição”. 

Importa assim “atender aos direitos dos jornalistas a ter uma remuneração condigna e a ter condições de trabalho compatíveis com a sua importante missão de informar com pluralidade, rigor e isenção”, concluiu o deputado.

CDS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.