REGIONAL

ATUALIDADE | Candidaturas ao POSEI-Açores decorrem de 10 a 31 de janeiro de 2022

200views

A Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da Direção do Desenvolvimento Rural, promove, de 10 a 31 de janeiro, mais um ciclo de candidaturas ao POSEI-Açores para pedidos de ajuda ao Prémio à Vaca Leiteira, ao Prémio à Vaca Aleitante e ao Prémio aos Produtores de Ovinos e Caprinos.

Os pagamentos diretos do POSEI-Açores destinam-se aos produtores das nove ilhas do arquipélago, desde que cumpram as normas definidas e enquadradas no respeito pelas boas condições agrícolas e ambientais, os requisitos legais de gestão nos domínios da Saúde Pública, sanidade animal e vegetal e pelo bem-estar animal.

De acordo com a tutela da Agricultura na Região, e como já foi anunciado pelo Executivo Açoriano, é motivo de “satisfação” reforçar que serão “aplicadas as verbas regionais necessárias para que os pagamentos das ajudas agora anunciadas decorram sem aplicação de qualquer rateio”, como foi reivindicação da Federação Agrícola dos Açores.

Assim, segundo a Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, “o valor anunciado será o valor efetivamente pago ao produtor”.

Este programa pretende contribuir para uma estratégia que compense os elevados sobrecustos que atingem as diversas fileiras agrícolas, numa região fortemente marcada pela sua localização ultraperiférica, como os Açores.

Pelo segundo ano consecutivo, as candidaturas podem ser efetuadas pelo próprio agricultor, pelas suas associações ou dirigindo-se ao Serviço de Desenvolvimento Agrário da respetiva ilha.

A recolha de candidaturas será efetuada na aplicação SIAGRI, através do endereço eletrónico https://siagri-ca.azores.gov.pt/.

GA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.