ATUALIDADE | Câmara Municipal de Ponta Delgada coopera com governos dos Açores e da República na instalação de radar meteorológico
A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Pedro Nascimento Cabral, está a colaborar com o Governo Regional dos Açores e com o Governo da República na instalação do radar meteorológico de São Miguel.
O novo radar vai ser instalado no Pico dos Santos de Cima até ao final de 2023, em terrenos que são propriedade da autarquia, num investimento fundamental para a proteção da segurança das populações em terra e no mar, como sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Pedro Nascimento Cabral, que falava na sequência de uma reunião com o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, e o Presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Miguel Miranda, na tarde de ontem, no Palácio de Santana, afirmou que se trata de um projeto relevante para os Açores, para Portugal e para todo o Atlântico, ao qual a Câmara
Municipal de Ponta Delgada prontamente se associou numa lógica de cooperação com vista a melhor servir.
A escolha do Pico dos Santos de Cima para a instalação de um dos três radares da Região Autónoma dos Açores deveu-se o facto de a zona, onda já está instalada uma antena da Proteção Civil, dispor de energia e de bons acessos e de não implicar limitações ambientais.
Também vai ser instalado um radar na ilha das Flores, sendo que o da ilha Terceira já está concluído. A instalação dos radares meteorológicos, orçada em 6 milhões de euros, vai ser uma realidade até 2023 apoiada pelo Programa Recuperação e Resiliência.
CMPD/GC/RÁDIOILHÉU