O Presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, lembrou ontem que a Região tem uma dívida pública inferior à da República e da Madeira, não ultrapassando os 60% do Produto Interno Bruto (PIB), o que desmente a “narrativa pessimista, negativista e sonegadora” do Partido Socialista.
“Em comparação com o país, a Região está a produzir mais riqueza. O PIB está a crescer e a dívida pública, nesta relação com o PIB, é mais baixa que a média nacional e que a da Madeira. Portanto, sob o ponto de vista da sustentabilidade financeira, os Açores estão bem”, afirmou José Manuel Bolieiro, que falava na sessão de encerramento do III Fórum Regional da JSD/Açores, em Ponta Delgada.
O líder social-democrata açoriano condenou a “narrativa PNS, pessimista, negativista e sonegadora” dos socialistas, lamentando a “falsa narrativa adotada pelo PS, como se tivéssemos com necessidade de ajuda e caóticos em relação às nossas finanças públicas”.
“As agências de notação e de rating dão clareza relativamente à sustentabilidade financeira e tranquilidade [da Região], porque as narrativas encomendadas do Partido Socialista não fazem lei”.
O Presidente do PSD/Açores assegurou que as finanças públicas da Região “estão saudáveis”, mas não deixou de reafirmar a defesa de “mais apoio solidário e justo do Estado para com o nosso desenvolvimento”.
José Manuel Bolieiro recordou que após 1996, quando a governação socialista assumiu o poder na Região, “a dívida pública foi praticamente zerada, a Lei das Finanças Regionais criada e houve uma maior disponibilidade de fundos europeus”.
Já o Governo da Coligação PSD/CDS/PPM, no final de 2020, “herdou uma dívida de 2,4 mil milhões de euros”, estando o atual Executivo a “resolver uma herança terrível do setor público empresarial regional, designadamente com o maior peso da SATA e que todos os dias constitui um problema”.
Apesar destes constrangimentos, os Açores registam atualmente “mais de 40 meses consecutivos de aumento do consumo privado e da atividade económica”, o que comprova o “sucesso económico” do Governo liderado por José Manuel Bolieiro.
No discurso de encerramento do III Fórum Regional da JSD/Açores, José Manuel Bolieiro realçou que uma parte substancial do Orçamento da Região para 2025 se destina à Juventude, com “medidas práticas” de apoio à infância, aos jovens estudantes e ao primeiro emprego.
Já o presidente da JSD/Açores, Luís Raposo, saudou o Governo de José Manuel Bolieiro “pelo investimento nunca antes visto na Juventude”, a par da aposta no emprego jovem que cresce desde 2022.
“Hoje já vemos a luz ao fundo do túnel ao nível da Habitação, com várias obras em curso no terreno”, felicitando o Executivo da Coligação PSD/CDS/PPM pela medida do arrendamento com opção de compra que consta do Orçamento para 2025.
Por fim, desafiou os socialistas a votarem a favor da proposta de Orçamento para 2025, seguindo os passos do líder da JS que, recentemente, em reunião do Conselho de Juventude dos Açores, emitiu parecer favorável, admitindo tratar-se “de um bom documento para os jovens açorianos”.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU