ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Bloco ao lado dos trabalhadores dos Centros Ambientais dos Açores que se queixam de falta de condições de trabalho

527views

O Bloco de Esquerda alertou hoje para as denuncias de trabalhadores dos Centros Ambientais dos Açores, que manifestaram o seu descontentamento com situações de “horários de trabalho abusivos, passando pela falta de manutenção adequada das infraestruturas e equipamentos, e até mesmo à acusação de assédio laboral”.

Alexandra Manes estranhou as declarações do secretário regional do Ambiente e Alterações Climáticas sobre este assunto, em comissão, deu a ideia de que tudo estava a correr às mil maravilhas com estes trabalhadores.

“No entanto, estamos aqui a falar sobre uma petição que conta com 343 assinaturas. Bem, afinal não deve estar tudo a correr assim tão bem sr. Secretário!”, disse a deputada do Bloco.

“Compreendemos que no caso dos centros de interpretação ambiental se considerem todos os dias da semana como dias normais de trabalho, não podemos é aceitar o desrespeito que há nesta situação”, com trabalhadores “a fazer períodos de trabalho consecutivos tão longos sem dias de descanso”, disse ainda Alexandra Manes.

O Bloco salienta que as próprias Centrais Sindicais, nomeadamente a CGTP-IN/Açores e UGT/Açores – liderada por um deputado do PSD na Assembleia da República eleito pelos Açores – que foram ouvidas em comissão, acompanham, e bem, as pretensões dos peticionários, admitindo que estão a ser praticados horários de forma abusiva, tendo em conta a obrigatoriedade de descanso semanal após cinco dias de trabalho, que está implícito na Constituição da República Portuguesa.

“Sr. Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas é fundamental garantir que estes funcionários e estas funcionárias que trabalham nos Centros Ambientais dos Açores tenham condições de trabalho que lhes confira a dignidade!”, concluiu a deputada Alexandra Manes

BE/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.