ATUALIDADE | BE. Fim das propinas e habitação a preço acessível para garantir igualdade de acesso ao Ensino Superior

Pedro Amaral considera que o Ensino Superior é muito importante para o desenvolvimento dos Açores, por isso propõe medidas que garantam a igualdade no acesso: o fim das propinas e mais apoios à habitação para estudantes deslocados.
Em declarações após uma reunião com a reitora da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, o candidato do Bloco defendeu que a República deve dedicar 3% do PIB às questões da ciência e investigação, uma fasquia “manifestamente superior ao que se verifica atualmente”.
Pedro Amaral – ele próprio um jovem açoriano a estudar na cidade do Porto – assinala que a habitação é o fator mais difícil para quem estuda longe de casa, por isso, defende que devem ser construídas mais residências universitárias e devem ser aumentados os apoios para quem não consegue ficar na residência da universidade, e avança mesmo com soluções que podem ser transitórias, enquanto as residências universitárias não dão resposta, como a possibilidade de serem estabelecidas parcerias com unidades hoteleiras ou unidades de alojamento local que permitam abranger mais estudantes.
O candidato diz que existem situações de jovens que acabam por não ingressar no ensino superior devido aos elevados custos, principalmente a habitação, que “é exorbitante”.
“O que interessa é que tenhamos camas disponíveis para estudantes deslocados a preços acessíveis”, destaca o candidato do Bloco à Assembleia da República pelos Açores.
Pedro Amaral voltou a criticar os cortes no financiamento dos centros de ciência recentemente anunciados pelo governo de Luís Montenegro. Uma situação que vai prejudicar também a Universidade dos Açores.
BE/AÇORES/RÁDIOILHÉU