
O festival internacional de artes está a chegar ao fim de mais uma edição, e anunciou este domingo as obras premiadas. Azores Fringe Festival apresentou performance ao vivo, filmes, livros, arte e muita conversa desde 15 de maio, com epicentro na ilha do Pico e programa em mais seis ilhas dos Açores.
Pela primeira vez, prémios são atribuídos a obras de palco. O prémio de Performance Teatral foi para a produção da Cães do Mar, “Cabalhau” com Bianca Mendes; Physical Theatre Performance para “PiR Quadrado” da Infinite Soup, oriunda da Galiza; Multidisciplinary Performance para “Orlando Trip” de Fox on Fire da Áustria; Kids Performance para “Bixus” da companhia terceirense Cães do Mar; e Performance Estreia, para a nova criação de “Eco Interior” de Maria João Albuquerque e Miguel Almeida.
Nas sessões de curtas, shorts@fringe, vários filmes destacaram-se, e o público escolheu os seus favoritos. Sendo assim, a associação MiratecArts, atribui os prémios do público, “Audience Award”, na 14ª edição do Azores Fringe Festival, às seguintes produções portuguesas: documentário “Maços e Martelos” de Tiago Cerveira, ficção “First Date” de Luís Filipe Borges. Quanto às obras internacionais, os escolhidos são: ficção “Manolin” de Albert Mariné, da Espanha, animação “Disturbia” de Mira Yankova, da Bulgária, ao filme experimental “2nd Day & the End of the World” de Sara Koppel, da Dinamarca, e ao filme conseguido totalmente por uma mulher, “Made by Us” de Hannah Dougherty, da Austrália. O prémio do público jovem é atribuído à produção portuguesa, “Clube de Tricot”, de Diogo Abrantes e João Rito.
O Azores Fringe Festival continua a renovar-se ano após ano, mas certos programas continuam, como o shorts@fringe que já começa a aceitar obras para a próxima edição a acontecer a partir de 17 de maio de 2027.
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU






