ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Assinado acordo que visa utilização sustentável das espécies cinegéticas nos Açores

486views

Foi celebrado recentemente um acordo de cooperação entre a Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, por via da Direção Regional dos Recursos Florestais, e a Associação BIOPOLIS – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos para o desenvolvimento do chamado “Programa de investigação em espécies cinegéticas nos Açores”.

Os trabalhos a desenvolver durante os próximos cinco anos serão comparticipados por recursos de ambas as entidades, e pretendem, entre outros aspetos, dar continuidade ao programa de monitorização da Doença Hemorrágica Viral nas populações de Coelho-bravo; avaliar a estrutura genética das populações de Codorniz-dos-Açores e de Perdiz-vermelha; avaliar o efeito das alterações da paisagem agroflorestal na Galinhola e o estado atual da população nidificante de Narceja-comum.

“Com este acordo será possível continuar a atestar e a reconhecer a nossa especificidade, no âmbito de estudos muito próprios”, sustenta o titular da pasta da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura.

“Esta é uma parceria que assegura a sustentabilidade futura das nossas espécies cinegéticas”, prossegue o governante.

Este Acordo de Cooperação agora celebrado vem reforçar uma relação de colaboração de mais de duas décadas, e responde à necessidade de continuar a estudar e acompanhar aspetos das populações de espécies cinegéticas em várias ilhas açorianas, no sentido de melhor adequar a gestão e exploração sustentável desses recursos naturais na Região.

A Direção Regional dos Recursos Florestais é o organismo da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural que tutela o sector florestal, competindo-lhe definir e executar a política de ordenamento, proteção, desenvolvimento e uso dos recursos florestais, cinegéticos e piscícolas das águas interiores da Região Autónoma dos Açores.

A Associação BIOPOLIS, associação científica independente, privada e sem fins lucrativos, foi criada para desenvolver o projeto BIOPOLIS – Teaming to Upgrade to Excellence in Environmental Biology, Ecosystem Research and AgroBiodiversity (https://www.biopolis.pt/en/), aprovado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Horizon 2020 Widening. 

Este projeto resulta de uma parceria entre a Universidade do Porto e a Universidade de Montpellier (França), com a participação da Porto Business School (PBS; Portugal), e visa estabelecer o CIBIO (https://cibio.up.pt/) como um dos melhores Centros de Excelência internacionais em Biologia Ambiental, Investigação de Ecossistemas e Agro-Biodiversidade da União Europeia.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.