ATUALIDADE | Artur Lima reitera necessidade de Governo da República discriminar positivamente Universidade dos Açores
O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, lembrou ontem que o Governo da República “tem de perceber que a Universidade dos Açores não pode ser tratada” com uma Universidade do continente, devendo ser discriminada positivamente.
“Tem de haver uma diferenciação positiva para a Universidade dos Açores. Não servimos só para dizer que temos um Portugal atlântico e para fazer visitas. Queremos produzir conhecimento nessas áreas, formar investigadores, cientistas, massa crítica”, sublinhou o governante.
Artur Lima falava no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, após uma audiência com a Reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal.
O Vice-Presidente lembrou a “parceria muito profícua” do Governo com a academia açoriana, lembrando que, só em bolsas e propinas, há um apoio de 950 mil euros no ano letivo de 22/23 “dedicado aos estudantes” da região, a que se junta 800 mil euros de financiamento da Universidade.
“Somos a região que tem a menor taxa de licenciados do país. O Governo Regional procura responder a este desafio”, assinalou, valorizando os apoios “diretos” concedidos aos estudantes açorianos.
Artur Lima, que tutela a área da Ciência, demonstrou ainda abertura do Executivo para “novos projetos” neste campo, reconhecendo ser este um tema “muito estimulante e interessante” e de futuro para os Açores.
GRA/RÁDIOILHÉU