ATUALIDADE | Artur Lima reforçou importância dos Açores na 52.ª Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, participou hoje na 52.ª Comissão Bilateral Permanente (CBP) entre Portugal e os Estados Unidos da América (EUA), que se realizou em Lisboa.
Foram abordados os temas base de cooperação económica, social e militar entre Portugal e os Estados Unidos. No que diz respeito à Base das Lajes, foi salientado a importância desta infraestrutura para a defesa e segurança do Atlântico, assim como o papel que ambas as forças militares presentes na Base desempenham em missões de busca e salvamento.
Em relação à componente laboral, o Vice-Presidente do Governo Regional destacou a proatividade contínua do Governo Regional, tendo também expressado o seu agradecimento às entidades dos Estados Unidos e ao Comando da Zona Aérea dos Açores pelo apoio concedido durante o recente ‘shutdown’ ocorrido nos EUA. Salientaram-se os investimentos efetuados por entidades americanas nos Açores, e o interesse nas áreas em desenvolvimento na Região, como o sector do Espaço e a construção do porto espacial na ilha de Santa Maria.
Artur Lima sublinhou, igualmente, o papel da investigação de excelência realizada na Região na compreensão do meio marinho e do seu impacto nas economias mundiais, defendendo maior cooperação neste domínio entre as partes.
O governante terminou por saudar a ligação de dois cabos de fibra ótica da Google aos Açores, sublinhando a sua importância para a posição da Região na economia digital global.
GRA/RÁDIOILHÉU






