ATUALIDADE | Artur Lima enaltece açorianos e açor-descendentes que “singraram e vingaram” na diáspora
O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, elogiou no domingo todos os açorianos e açor-descendentes que “singraram e vingaram” na diáspora, em concreto nos Estados Unidos da América.
Numa intervenção num encontro promovido pela Portuguese-American Leadership Council of the United States (PALCUS), Artur Lima lembrou, por exemplo, empresários e políticos que têm feito um caminho de sucesso internacional.
“Onde está um açoriano, onde está um português, estão os Açores e está Portugal”, sublinhou o governante, que é este ano o convidado de honra das Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra.
Artur Lima sublinhou ainda o papel da comunicação social para um maior conhecimento dos Açores por parte da comunidade nos Estados Unidos e vice-versa.
“É muito importante que estas associações façam este trabalho em prol da comunidade. E é muito importante que a comunicação social esteja presente e sirva de elo de ligação entre a América do Norte e os Açores”, sustentou o Vice-Presidente do Governo.
Artur Lima adiantou ainda que tem mantido por estes dias “contactos informais” com empresários da diáspora e defendeu ainda o reforço de parcerias em campos como a ciência, tecnologia, exploração do espaço ou a preservação dos oceanos.
O governante lembrou ainda que a 50.ª Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos da América decorrerá no final do ano na ilha Terceira.
Sobre as festas, Artur Lima mostrou-se agradecido pela “maneira carinhosa e calorosa” com que foi recebido na Nova Inglaterra.
“Estou absolutamente comovido com este calor humano que senti. Ser açoriano é a nossa fraternidade. É absolutamente extraordinário ver a cultura açoriana, de Santa Maria ao Corvo, aqui concentrada”, declarou.
No domingo, Artur Lima participou na Coroação das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Nova Inglaterra, na Catedral de Santa Maria da Assunção, em Fall River. Hoje, o Vice-Presidente do Governo participa no encerramento destas Grandes Festas.
GRA/RÁDIOILHÉU